São José do Barreiro: história e atrativos naturais

Estâncias Paulistas
08/09/2010 20:11

Inserida no roteiro do Vale Histórico, juntamente com outras cinco cidades, São José do Barreiro é certeza de ótimas férias. Principal acesso ao parque nacional da Bocaina, a pacata cidade encanta pelas construções históricas e rua de paralelepípedos. É o ponto de partida da Trilha do Ouro, usada por tropeiros do século 18 para transporte do metal precioso extraído de Minas Gerais ao porto de Parati, o mesmo trajeto foi usado mais tarde, no fim do século 19, para escoar outra fonte de riqueza, o café produzido pelas cidades do vale do Paraíba. Hoje a trilha é um belo trekking com duração de três dias, passando por fazendas, cachoeiras e alguns trechos de calçamento com pedras assentadas por escravos.

Encravada entre as serras da Mantiqueira e do Mar, a cidade tem gastronomia, arquitetura e cultura que remontam a época colonial, além de uma natureza exuberante.

São José do Barreiro era passagem de tropeiros. Ao longo do tempo foram construídos vários ranchos, surgindo aos poucos um vilarejo. Logo foi erguida uma capela dedicada a São José. O nome da cidade se origina da junção do nome do santo ao do atoleiro que na época das cheias impedia a passagem dos tropeiros.

Elevada a município em 1859 e a estância turística em 1998, a cidade está a uma altitude de 510 metros, sendo seu ponto culminante o pico do Tira Chapéu a 2.088 metros.

A cidade oferece inúmeras possibilidades de esportes de aventura, como mountain bike, esportes náuticos na represa do Funil, off road, cavalgada e rampa natural para a prática do voo livre, a 1.700 metros. Além desses atrativos, oferece opções de passeios com a família nas antigas fazendas da época do café ou nas cachoeiras que circundam a cidade.

Atrações

Cachoeira das Posses: localizada a 8 quilômetros do portal de entrada, com 50 metros de queda, espaços para piquenique e acampamento.

Cachoeira do Paredão: uma série de quedas formando várias piscinas naturais em meio a araucárias e espécies típicas. Trilha de fácil acesso.

Cachoeira de Santo Izidro: localizada a 1,5 quilômetro do portal de entrada, possui uma queda de 80 metros, formando uma piscina natural de águas cristalinas.

Cachoeira do Veado: considerada a maior do Estado, tem 200 metros de altura em três quedas, terminando em um poço em forma de lago.

Cachoeira da Mata: piscina natural com queda de 15 metros no meio da mata, localizada a 6,5 quilômetros do distrito de Formoso. Pequena trilha de fácil acesso.

Cachoeirão do Formoso: localizado a 3 quilômetros do distrito de Formoso, com duas pequenas quedas formando piscinas naturais. Pequena trilha de fácil acesso.

Centro Histórico: casarões e solares coloniais onde residiram famílias tradicionais.

Destaca-se a igreja matriz, de 1881, e a Câmara Municipal, antiga cadeia.

Casa de Pedra: ruínas de construção em estilo francês do início do século passado, marca período áureo da Bocaina.

Parque Nacional da Serra da Bocaina: uma das maiores biodiversidades do planeta. É a maior área preservada de mata atlântica original do país.

Fazenda Pau D"Alho: fazenda histórica construída no início do século 19, no período áureo do Café. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Fazenda São Francisco: construção de 1813. Como destaque da decoração, móveis do século 18, em sua maioria franceses. Pequeno museu e senzala.

Clube dos 200: casarão inaugurado em 1928, pelo presidente da República Washington Luiz, diferencia-se pela influência arquitetônica espanhola.

Fazenda da Barra: casarão colonial com móveis de época e ruínas da tulha (local de armazenagem de grãos) e senzala. Ampla área verde com árvores centenárias.

Vale histórico

São José do Barreiro é a sexta cidade integrante do circuito turístico batizado como o Vale Histórico, composto por outras cidades do Vale do Paraíba: Queluz, Silveiras, Areias, Arapeí e Bananal.

O Vale Histórico guardou, por muito tempo, riquezas de um período áureo da produção do café no Brasil. Deste período restaram um conjunto arquitetônico de casario com estilo colonial e fazendas bem preservadas.

Cercado pelas serras da Mantiqueira e a da Bocaina, o roteiro passa por uma região coberta pela Mata Atlântica, com grande riqueza de fauna e flora.

Vale à pena ampliar seu roteiro e percorrer o Vale Histórico, reserve 15 dias para a sua visita.