Aprovado projeto que cria o programa Mãe Paulista


30/06/2011 19:10

Compartilhar:

Carlos Bezerra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/CARLOSBEZERRAMAEPAULISTAx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi aprovado na sessão plenária dessa quarta-feira, 29/6, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que cria o Programa Mãe Paulista, conjunto de medidas que oferece melhores condições de gestação e parto às mulheres. A proposta é do deputado Carlos Bezerra (PSDB) que, quando vereador na Capital, também propôs o projeto que criou o Mãe Paulistana. Agora, o parlamentar busca estender ao Estado os benefícios vigentes na capital.

A iniciativa prevê passagens gratuitas nos ônibus " para que as gestantes não faltem às consultas de pré-natal e puerpério ", remédios durante toda a gravidez, leito hospitalar para dar à luz e assistência até o primeiro ano de vida do bebê. Também prevê a distribuição gratuita do enxoval às mães participantes do programa.

Médico ginecologista e obstetra, Carlos Bezerra explica que esses são avanços fundamentais para políticas públicas de saúde da mulher. "Na cidade de São Paulo, quando a prefeitura passou a seguir esses preceitos, experimentamos a maior redução nos índices de mortalidade materna e infantil da última década", lembrou.

De acordo com o deputado, "o Estado traz desafios ainda maiores. Por isso mesmo, houve atenção especial a esse projeto, para torná-lo capaz de fazer frente à realidade paulista. A expectativa é de que tenhamos um impacto positivo ainda maior do que o verificado no município".



carlosbezerrajr@al.sp.gov.br

alesp