Fórum de Desenvolvimento em Sorocaba
Da assessoria do deputado Luiz Gonzaga Vieira
O Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, órgão da Assembléia Legislativa, de caráter permanente, criado em setembro de 2003, chegou à região Sudoeste do Estado. Na sexta-feira, 31/10, acompanhado do presidente da Alesp, deputado Sidney Beraldo, o deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) participou dos debates realizados no Salão Verde da Universidade de Sorocaba (UNISO).
Foi a 11ª reunião do Fórum, com o objetivo de reunir propostas de longo prazo para o crescimento econômico paulista, em cenário que prevê a superação dos problemas macroeconômicos atuais, com a realização de audiências regionais para discutir as fragilidades de cada região administrativa e coletar informações específicas nas diversas áreas do Estado, que possam auxiliar no seu desenvolvimento.
Uma de suas primeiras atividades foi a discussão do Plano Plurianual 2004/2007 e a do novo Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). Encomendado à Fundação Seade pela Assembléia Legislativa, o IPRS é um sistema de indicadores socioeconômicos referentes a cada município do Estado, que deverá servir como indicativo para a implementação de políticas públicas. O Fórum resulta de uma parceria da Assembléia Legislativa com a Fundação Prefeito Faria Lima/Cepam e o Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur), da Unicamp.
Gonzaga definiu a ação da Assembléia com inclusiva. "O Legislativo paulista deu um grande salto qualitativo com a implantação desse formato de fórum. Estando em loco, juntamente com representantes políticos e comunitários de cada cidade, o homem público sente de maneira mais clara as necessidades dos municípios", afirma.
Pronunciamento
Durante seu pronunciamento, o deputado lembrou alguns dos investimentos necessários para o progresso da região como a adequação de algumas estradas, inclusive da Marechal Rondon, com licitação prestes a ser iniciada, e em alguns trechos da Raposo Tavares. O parlamentar lembrou, ainda, alguns setores produtivos de destacada importância, em âmbito regional. "Somos importantes produtores e exportadores de confecções infantis e frango, por exemplo. Temos que dar condições para que nossa região consiga estabelecer um desenvolvimento sustentado, que irá gerar emprego, renda e distribuição de renda, facilitando a melhoria nos indicadores sociais e qualidade de vida", explica.
Gonzaga também informou mais uma conquista para a região sudoeste do Estado: a Assembléia de São Paulo aprovou, em sessão extraordinária, a liberação de mais de US$ 10 milhões para o incentivo ao eco-turismo da região da Mata Atlântica. "Os recursos serão obtidos por meio de empréstimo junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e deverá atender sobretudo o Alto e o Baixo Vale e o Litoral Norte, em especial Ilha Bela".
lgvieira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações