Frentes discutem estratégias para estimular o turismo fluvial
Estratégias para o desenvolvimento do turismo fluvial paulista foram tema de discussão na quarta-feira, 17/8, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Iniciativa das Frentes Parlamentares das Hidrovias, coordenada pelo deputado João Caramez (PSDB), e de Apoio ao Turismo, coordenada pela deputada Célia Leão (PSDB), a reunião contou com as presenças do secretário de Estado de Turismo, Márcio França, do diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Logística e Transportes, Casemiro Tércio de Carvalho, e do deputado federal Mendes Thame (PSDB/SP).
No encontro foram abordadas as novas perspectivas para a interiorização do turismo pela Hidrovia Tietê-Paraná com a apresentação de propostas para a elaboração de um Plano Estadual de Turismo Fluvial. "Em São Paulo, há dezenas de municípios margeados pelo rio Tietê que poderiam ter uma fonte geradora de emprego e renda por meio do turismo fluvial. O objetivo principal do encontro é iniciar a formatação de um plano de trabalho que estimule a exploração do turismo na hidrovia Tietê-Paraná, garantindo o uso múltiplo de recursos hídricos e o desenvolvimento das cidades", citou Caramez.
"Vocês vão orientar a secretaria nas ações referentes ao turismo fluvial", disse França. Segundo ele, o Estado criará um circuito turístico em barcos que seguirá os mesmos padrões do Roda SP, projeto do governador que oferece um circuito turístico com linhas de ônibus.
Uma comissão ficará responsável pela reunião das propostas para subsidiar um plano básico de ações para o desenvolvimento do turismo fluvial no Estado.
jcaramez@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações