Polícia Militar é homenageada pelos seus 176 anos de fundação


10/12/2007 17:44

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol 176 anos PM (62)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene comemora os 176 anos de fundação da Polícia Militar do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol 176 anos PM GERAL(50)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Antônio Diniz, comandante da PM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol 176 anos PM Comdte Geral Diniz (1)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol 176 anos PM (19)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 176 anos de fundação da Polícia Militar do Estado de São Paulo comemorados em sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol 176 anos PM MESA (87)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira, 10/12, comemorou os 176 anos de fundação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Solicitada pelo deputado Edson Ferrarini (PTB), a cerimônia contou com a presença de cerca de 200 policiais que lotaram o Plenário Juscelino Kubitschek.

Filho de policial, Ferrarini, que também serviu durante 36 anos na corporação, disse estar gravado em sua memória o ensinamento de seu pai sobre o apreço pela Polícia Militar. "Deputado você está, oficial da Polícia você é!", advertira seu pai. O parlamentar afirmou que, embora não possa fazer projetos pedindo aumento salarial, tem feito tudo o que pode para defender a corporação.

O comandante da PM, coronel Roberto Antônio Diniz, em discurso, agradeceu a homenagem e também relatou as muitas atividades realizadas pela instituição durante o ano. O coronel lembrou as várias operações realizadas pela Polícia em 2007, como a mobilização no Carnaval, na visita do Papa, no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, nos jogos de futebol e nas datas cívicas. Diniz se emocionou ao lembrar que neste ano foram mortos em combate 26 policiais. Ele pediu um minuto de silêncio para homenageá-los.

Também oriundo da Polícia Militar, o deputado Olímpio Gomes (PV) lamentou o fato de o secretário da Segurança Pública não ter vindo à solenidade. Gomes afirmou ainda, após criticar os recentes projetos que instituíram aumento salarial para a categoria e que alterava a previdência dos militares, que muitos políticos gostam de elogiar a corporação, mas na prática não votam a favor da instituição, chamada pelo parlamentar de "a guardiã maior da sociedade".

Já o deputado Conte Lopes (PTB) observou que vários policiais têm deixado de passar para a inatividade pelo fato de terem seus vencimentos diminuídos com a perda de adicionais pagos apenas ao pessoal da ativa. Lopes analisa que dessa forma, por falta de vagas, os que estão em início de carreira sofrem com a demora nas promoções. Outro reclamo do parlamentar é em relação aos baixos salários, que têm levado os policiais a prestarem outros concursos.

Ao final da solenidade houve uma apresentação de vídeo com retrospectiva das principais atividades realizadas pela Policia Militar em 2007.

alesp