Redução do enxofre no diesel é debatida em seminário

03/12/2007 19:19

Deputado Davi Zaia, vereadora Soninha e deputado Arnaldo Jardim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA DIESEL II VereadoraSoninha MMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Alberto Amador Pereira, John Butcher, Xico Graziano, deputado Davi Zaia e Vereadora Soninha Francine<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA DIESEL  MESA mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente no seminário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA DIESEL PUBL mmy (8).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Davi Zaia (PPS), realizou-se nesta segunda-feira, 3/12, o seminário A qualidade do diesel combustível e seus reflexos no meio ambiente urbano, onde foi discutida a implementação da resolução 315/2002 do Conama. Zaia citou o PL 1.175/2007, de sua autoria, que propõe que o diesel vendido no Estado emita ao ser queimado no máximo 20 partes por milhão, lembrando que atualmente este percentual na região metropolitana é de 500 ppm e, no interior, de 2.000 ppm.

John Butcher divulgou o trabalho da associação Nossa São Paulo: Outra Cidade e considerou extremamente possível o cumprimento da resolução do Conama, uma vez que o diesel consumido nos EUA emite apenas 10 ppm de enxofre, e reclamou da posição da Petrobras, de condicionar o lançamento do novo combustível à renovação da frota.

Tanto a vereadora Soninha, da Câmara Municipal de São Paulo, quanto Xico Graziano, secretário estadual do Meio Ambiente, preocuparam-se com o "jogo de empurra" existente entre os diversos órgãos governamentais e a Anfavea, que ignoram que a questão da melhoria do diesel é, no fim das contas, de saúde pública. Isso foi ressaltado na exposição de Luiz Alberto Amador Pereira, pesquisador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP, que discorreu sobre os efeitos nocivos que a poluição atmosférica causa à saúde da população, principalmente dos grupos vulneráveis, como crianças e idosos.

O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) citou seminário que realizou em Brasília sobre o mesmo tema, onde houve cobrança direta à ANP sobre o fornecimento do diesel com teor reduzido de enxofre e, assim como Oswaldo Lucon, assessor da secretaria do Meio Ambiente, preocupou-se com os detalhes da implementação da resolução 315 da Conama, que prevê a emissão de no máximo 50 ppm de enxofre pelo diesel a partir de janeiro de 2009.

Estiveram presentes representantes de diversas entidades civis e municipais, que participaram de debate, onde foi sugerida a adoção de transportes públicos movidos a combustíveis alternativos como ação para a melhoria da poluição.