Força Expedicionária Brasileira e homenageada em sessão solene


02/05/2005 17:04

Compartilhar:

Sessão solene presidida pela deputada Rosmary Corrêa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/solene7.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Forças Armadas homenageada no Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/solene2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ex-combatentes que participaram da 2ª Guerra Mundial <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/solene5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades das Forças Armadas e banda do Exército<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/solene1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As Forças Armadas e, principalmente, ex-combatentes que participaram da 2ª Guerra Mundial foram homenageados em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 2/5, na Assembléia Legislativa. A deputada Rosmary Corrêa (PSDB), que presidiu a sessão, convidou os participantes da campanha militar a se apresentarem, sendo todos muito aplaudidos.

Rosmary Corrêa afirmou que "após décadas de paz, o Brasil foi moralmente compelido a participar da Guerra, pois viu sua soberania ultrajada quando navios mercantes foram afundados de forma covarde". Na ocasião, em defesa da liberdade dos povos, uniram-se países e pessoas para enfrentar o nazi-fascismo.

A deputada lembrou que, embora vitoriosa, a participação do Brasil resultou na morte de 443 homens em batalhas, nas quais mais de 3.000 foram feridos, além da perda de 740 vidas com os afundamentos dos navios mercantes.

O presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil " Secção São Paulo, coronel Jairo Junqueira da Silva, afirmou que foi à Itália para participar de comemorações referentes ao fim da Guerra. Afirmou que o dia 25 de abril é feriado nacional naquele país e que lá os expedicionários foram chamados de "libertadores".

A solenidade contou com a presença de autoridades das Forças Armadas e da banda do Exército, que executou a Canção do Expedicionário.

alesp