Balanço 2011 - Projeto aprovado garante divulgação de índices de violência contra a mulher
03/01/2012 19:15
Aprovado pelos parlamentares paulistas em 2011 e sancionado pelo governador, o Projeto de Lei 186/2011, da deputada Analice Fernandes (PSDB), determina que o Poder Executivo mantenha um banco de dados destinado a dar publicidade aos índices de violência contra a mulher. O objetivo da nova lei (14.545/2011) é fornecer subsídios para a formulação de políticas de segurança pública em defesa da mulher no Estado de São Paulo.
Caberá à Secretaria de Segurança Pública publicar semestralmente no Diário Oficial o número de ocorrências registradas pelas polícias militar e civil, por tipo de delito, o número de inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil, por tipo de delito, e o número de inquéritos policiais encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, organizados por municípios. Esses dados estarão disponíveis para consulta.
Dados da violência
Em seu projeto, a autora menciona relatório do Senado, do ano de 2003, que apresentou resultado de pesquisa realizada num universo de mulheres com 16 anos ou mais, residentes nas 27 capitais brasileiras. Segundo o documento, 17% das entrevistadas já sofreram algum tipo de violência doméstica; deste total, mais da metade (55%) afirmaram ter sofrido violência física, seguida de violência psicológica (24%), violência moral, e apenas 7% relataram ter sofrido violência sexual. Em relação à frequência da violência doméstica, o relatório revela que a maioria das mulheres agredidas (71%) tinha sido vítima da violência mais de uma vez, sendo que 50% foram vítimas por quatro vezes ou mais. "O maior agressor das mulheres no ambiente doméstico é o marido ou companheiro, com 65% das respostas", afirma o relatório.
Milhões de brasileiras já foram espancadas
Analice Fernandes cita outra pesquisa, da Fundação Perseu Abramo, que concluiu o seguinte: "A projeção da taxa de espancamento (11%) para o universo investigado (61,5 milhões) indica que pelo menos 6,8 milhões das brasileiras vivas já foram espancadas ao menos uma vez". No entanto, afirma Analice, tais índices não são divulgados ou, se precariamente contabilizados, não saem da esfera da secretaria. Estudos comprovam que a grande maioria das agressões físicas contra as mulheres acontece no âmbito doméstico e os agressores são pessoas que mantêm relações pessoais e afetivas com as vítimas.
"Os dados apontam para um problema que, como se pode observar, transcende a seara privada, invadindo a ordem pública " o que reclama soluções imediatas e improrrogáveis. Todavia, a produção eficaz de políticas públicas que busca coibir não só a violência doméstica, mas toda e qualquer forma de violência contra a mulher no Brasil, encontra óbices, justamente na dificuldade de acesso a dados confiáveis e periódicos sobre o fenômeno criminal e sobre sua distribuição geográfica e temporal. Sem dados que examinem e qualifiquem os fatos e ocorrências relacionadas aos tipos penais, não é possível planejar políticas adequadas para combater o crime e a violência e muito menos avaliar as políticas em curso para saber se elas foram eficientes ou não", observou a parlamentar, justificando seu projeto de lei.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações