Prevenção contra enchentes no Grande ABC

28/08/2007 11:47

O Grande ABC será beneficiado com a destinação de verba, pelo Estado, para 18 piscinões da região. A deputada Vanessa Damo (PV), que luta por esses recursos desde a época em que foi vereadora de Mauá, afirma que a iniciativa é fruto de seu empenho. Na última quinta-feira, 23/8, o governo do Estado liberou R$ 9 milhões para a limpeza dos piscinões, medida essencial para o combate às enchentes. O valor corresponde a 75% dos custos do serviço. A contrapartida, de R$ 3 milhões, deve ser dividida entre as prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá.

O acordo, assinado entre a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (DAEE), Ubirajara Tannuri Félix, prevê o início da limpeza em 21/9. Cabe aos municípios evitar o acúmulo de sujeira.

Para a deputada, o compartilhamento da manutenção entre as cidades e o Estado é necessário devido ao alto custo do serviço. "Os reservatórios, de interesse metropolitano, têm conservação bastante onerosa. É uma satisfação ver a concretização dessa idéia que só traz benefícios ao Grande ABC", afirma a deputada, que defende a participação do Estado na solução do problema.

vdamo@al.sp.gov.br