Nas águas de Santa Fé do Sul


04/10/2010 20:45

Compartilhar:

Espaço do artesão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/STAFEEspacoDoArtesao-PierreDuarte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/STAFEMonumentodoSessenta2-PierreDuarte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Portal de entrada de Santa Fé do Sul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/SANTAFEPortaldeEntrada-PierreDuarte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Monumento dos sessenta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/STAFEMonumentodoSessenta-PierreDuarte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parque das Águas Claras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/SANTAFEparquedasaguasclaras.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Privilegiada hidrograficamente, Santa Fé do Sul é palco da nascente do rio Paraná - que fica a 15 quilômetros do centro -, é entrecortada por três bacias: São José, Jacú - Queimado e Ponte Pensa, o que atrai um grande número de turistas que vai a busca de pesca esportiva - com destaques para os peixes tucunaré e zoiudo - e passeios náuticos em balsa, barco, lancha e campeonatos de jet-ski.

Situado no extremo noroeste paulista, a 625 km da capital, o município faz divisa com três estados: está a 10 km do Mato Grosso do Sul, a 20 km de Minas Gerais e a 70 km de Goiás. Fundada em 1948, por Hélio de Oliveira, a cidade recebeu o nome de Santa Fé " que precisou ser do Sul " para não ser confundida com outro município da região nordeste do país.

Santa Fé do Sul, com cerca de 30 mil habitantes, está localizada estrategicamente na Região Noroeste do Estado de São Paulo. Na chamada região dos Grandes Lagos, que é formada pelas usinas de Ilha Solteira, Jupiá e Água Vermelha e é constituída pelos rios Paraná, Paranaíba, Grande, São José e Tietê.

A Ponte Rodoferroviária (idealizada pelo escritor e poeta Euclides da Cunha) e a Hidrovia do Tietê-Paraná fazem de Santa Fé do Sul um importante pólo logístico para a produção industrial, pecuária, fruticultura, turismo, armazenamento, transporte e distribuição.

Com 208,9 km² de extensão tem sua economia voltada para o agroturismo - com a instalação de hotel-fazenda, ranchos, casas de veraneio - e turismo rural - com visitas abertas às produções de leite, uva, manga, coco e banana.

Nos núcleos da Estrada 15 e Estiva o turista pode comprar peças artesanais feitas em cerâmica queimada pelas esposas dos agricultores.

Vale prestar atenção aos diversos monumentos, ao Portal da Entrada, à Praça do Sol Nascente e à Mata dos Macacos. A cidade possui boa estrutura de hospedagem e gastronomia.

alesp