Empresa investirá R$ 2 milhões em Salesópolis para substituir sistema de telefonia

14/03/2006 17:34

A Telecomunicações de São Paulo S.A. (Telefonica) investirá R$ 2 milhões para substituir em Salesópolis o sistema via rádio Wireless Local Loop (WLL) pela rede de cabos metálicos convencionais. A medida visa resolver, até o final do ano, os problemas de telefonia no município da região do Alto Tietê. O diretor de Relações Regionais da empresa, Evair Morais, assumiu esse compromisso na segunda-feira, 13/3, na Câmara Municipal de Salesópolis, diante de autoridades locais e do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), que intermediou a conversa entre a Telefonica e os assinantes daquela cidade.

Em outubro do ano passado, Figueira recebeu em seu gabinete Evair Morais, Benedito Rafael da Silva (PL), prefeito de Salesópolis, e os vereadores Claudinei José de Oliveira (PL), Mário Barbosa Pinto (PV) e Jair dos Santos (PSDB), presidente da câmara local, para debater os problemas enfrentados pelos moradores daquela cidade, como a falta de sinal e de acesso à internet.

Morais esclareceu que o projeto está em andamento e deverá ser concluído até o início de junho. As obras da futura rede serão finalizadas até 30/11. "Todos os assinantes do WWL poderão migrar para a rede de cabos e assim ter acesso à banda larga da internet", acrescentou.

A Telefonica havia instalado em Salesópolis o sistema WWL, que utiliza sinais de radiofreqüência, pois o município está em área de preservação ambiental e tem topografia acidentada. Atualmente, 1.083 dos 2.276 assinantes utilizam o sistema de rádio e, quando chove, ficam dias sem sinal. O próprio diretor de Relações Regionais da Telefonica reconhece que "essa tecnologia não atende às necessidades dos moradores quanto à comunicação de dados". Esse problema também desmotiva empresas de se instalarem na cidade.

O prefeito agradeceu ao deputado Fausto Figueira pela intervenção para melhorar o sistema de telefonia em Salesópolis. "Foi uma grande conquista para Salesópolis, a qual deverá atrair empresas para o município e gerar empregos, quando os serviços telefônicos e de internet estiverem funcionando plenamente."

O deputado frisou que quando os moradores se unem conseguem alcançar os objetivos traçados. "Salesópolis deixa de ser uma cidade de segunda categoria em termos de comunicação", acrescentou, agradecendo a compreensão da Telefonica.

fausto@faustofigueira.com.br