Assembléia lança Frente em Defesa da Biosfera do Cinturão Verde

A área abrange 72 municípios do Estado que pertencem à Mata Atlântica
27/09/2007 18:57

Compartilhar:

A Reserva da Biosfera (RB) do Cinturão Verde foi criada em junho de 1994, através da mobilização popular e abrange 72 municípios do Estado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FRENTE CINT VERDE MAU_0178.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Braga Moraes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CINT VERDE Rodrigo Braga Moraes (3)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento da frente Parlamentar em Defesa da Biosfera do Cinturão Verde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FRENTE CINT VERDE MESA MAU_0140.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sérgio Zaratin, presidente do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CINT VERDE Sergio Zaratin MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado José Cândido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CINT VERDE  Jose Candido (1)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi lançada, nesta quinta-feira, 27/9, no Auditório Franco Montoro, a Frente Parlamentar em Defesa da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, coordenada pelo deputado José Candido (PT). Segundo ele, há alguns anos São Paulo tinha uma grande área preservada, entretanto, com a poluição e o desmatamento, essa área está se acabando e comprometendo a vida dos paulistanos. "Nosso principal objetivo é fazer com que a população perceba a importância de preservar o meio".

A Reserva da Biosfera (RB) do Cinturão Verde foi criada em junho de 1994, através da mobilização popular e abrange 72 municípios do Estado. "Foram coletadas 150 mil assinaturas", lembrou o presidente do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera, Sérgio Zaratin. Segundo ele, a principal função da RB é desenvolver e incentivar as boas práticas ambientais. "Ela é parte de uma rede mundial criada pela Unesco em 1993. Existem, em média, 500 em todo o mundo. Ela integra a RB da Mata Atlântica, mas com identidade própria, dada às peculiaridades do entorno de uma das maiores metrópoles do mundo". Zaratin frisou que o sistema de gestão compõe 34 membros e é totalmente apolítico, o que dá independência e condição crítica.

O coordenador da reserva, Rodrigo Braga Moraes, salientou que a mata no Estado está distribuída irregularmente e que o pouco que sobrou, desde a época da colonização, corresponde a 14% da extensão original de mata. De acordo com o coordenador, que caracteriza essa redução como uma catástrofe, São Paulo ainda é o Estado que mais preserva o meio, apesar de a diversidade estar comprometida e escassa. Ele acha que a função da reserva é promover soluções para conciliar a conservação da biodiversidade com seu uso sustentável.

Uma das iniciativas adotada pela organização é o Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social, que consiste num trabalho de treinamento para conservação ambiental e inclusão social. O curso, voltado para jovens de 15 a 21 anos, da rede pública de ensino, dura dois anos e possibilita ao estudante oportunidades no mercado de trabalho.

Entre as unidades de conservação, estão o Parque Estadual da Serra do Mar (o maior do Brasil), o Parque Estadual da Cantareira, a Estação Ecológica de Itapevi, além de áreas de proteção aos mananciais e nascentes, como a do rio Tietê. A área total de conservação corresponde a mais de 1,7 milhão de hectares.

Marcaram presença no evento os deputados Adriano Diogo, Sebastião Almeida e Vanderlei Siraque, todos do PT, membros da RB, jovens pertencentes ao programa e demais interessados na questão ambiental.

alesp