Comissão ouve representante do Consórcio Via Amarela
Por delegação das cinco empresas que compõem o Consórcio Via Amarela, o engenheiro Fábio Andreani Gandolfi participou nesta quarta-feira, 7/3, da reunião da comissão de representação que acompanha as investigações do acidente da linha 4 do Metrô. Como representante legal do consórcio, ele destacou que a licitação para as obras dos 13 quilômetros da linha 4 teve caráter internacional, e que as empresas vencedoras mostraram capacidade técnica para a execução desse projeto tão complexo.
Segundo Gandolfi, o Via Amarela conta com equipe de mais de 40 engenheiros na obra, trabalha com as oito melhores empresas projetistas do país e tem a colaboração de consultores de países como a Alemanha, Itália e Noruega.
Referindo-se ao contrato com o Metrô, o engenheiro disse que ele tem despertado algumas confusões porque é diferente do que se pratica em obras públicas no Brasil, mas é transparente.
Questionado sobre as indenizações às famílias das vítimas do acidente na estação Pinheiros, Gandolfi pediu a colaboração de Antonio Aparecido Aróia Ibarra, responsável pelo acompanhamento das famílias e presente à reunião. Ibarra informou que já foram feitos acordos com 5 das 7 famílias vitimadas. Dos 192 imóveis atingidos, 7 foram condenados, 78 interditados e os restantes deverão sofrer reforma. Desse total, 25 casos já foram resolvidos. "A necessidade de vários laudos e os processos de levantamento de interdição das casas pela prefeitura têm atrasado um pouco a efetivação dos acordos", conclui.
Em resposta a questionamento do deputado Nivaldo Santana (PCdoB) sobre o termo de ajustamento de conduta assinado pelo consórcio em reunião com o Ministério Público, o IPT e o Metrô, depois do acidente da linha 4, Fábio Gandolfi disse que o termo "é uma forma de dar satisfação à sociedade, até com certo excesso de zelo".
O engenheiro defendeu a segurança e a qualidade da obra, afirmando que o acidente na estação Pinheiros aconteceu de forma abrupta e que nesses casos é muito difícil ter procedimentos mais rápidos para evacuação de área. "É como queda de avião. Não há tempo para avisar as pessoas que estão em terra", comparou.
Por duas vezes o representante do consórcio afirmou que a decisão sobre o contrato foi do governo e que não é verdade que no modelo turn key haja menor fiscalização por parte do contratante. Ele destacou que a lei de licitações é muito clara quanto à responsabilidade dos órgãos públicos na fiscalização. Segundo ele, o Metrô tem uma grande equipe para esse trabalho e "cabe ao cliente definir como melhor fiscalizar".
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações