Frente parlamentar contra a CPMF quer popularizar o movimento

07/08/2007 11:52

Reunidos nesta terça-feira, 7/8, no plenário D. Pedro I, representantes de diversas entidades avaliaram como positivo evento que, na véspera, agregou vereadores na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Para o deputado João Caramez (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar contra a CPMF e pela Redução da Carga Tributaria Brasileira, é necessário popularizar o movimento contra o tributo.

"A reunião na Fiesp teve grande reper­cussão na mídia e reuniu diversas entidades representativas. Agora devemos pro­gramar uma manifestação de rua e esclarecer o maior número de pessoas de que a CPMF é um imposto que atinge a todos", disse Caramez.

Sérgio Barbour, da Fiesp, reiterou a neces­sidade de que o movimento sensibilize os deputados federais e senadores que em setembro estarão decidindo sobre a prorrogação da CPMF. "Nosso abaixo-assinado contra a manutenção da CPMF já tem 500 mil assinaturas. Precisamos estabelecer um calendário de ações que possam esclarecer a população e mostrar para o governo federal que o povo brasileiro não quer manter um imposto que não atingiu seus objetivos e que onera proporcionalmente mais quem recebe até dois salários mínimos", afirmou.

A Frente marcou para a próxima quinta-feira, 9/8, outra reunião para programar uma nova manifestação, que deverá ocorrer na rua 25 de Março. O encontro também deve fechar a logística para a distribuição de materiais de divulgação.

Participaram do evento representantes de Fiesp, Ciesp, Apampesp, Abcfarma, Sindhosp, Fehoesp e Abrasse.

Movimento contra CPMF conta com o apoio de vereadores

Aconteceu na manhã de segunda-feira, 6/8, no Teatro Popular do Sesi, o lançamento da Frente Estadual de Vereadores Contra a CPMF. O evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em parceria com outras entidades civis contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre parlamentares, empresários, líderes sindicais e cidadãos.

A criação desta frente de vereadores foi idealizada pela Frente Parlamentar Contra a CPMF e Pela Redução da Carga Tributária Brasileira, coordenada pelo deputado João Caramez (PSDB) e composta por mais 27 deputados paulistas de diferentes partidos. O seu lançamento marcou o início de uma série de manifestações que objetivam sensibilizar os parlamentares de Brasília a votaram contra a proposta do governo de prorrogar a contribuição.

"Temos de agir com rapidez, pois essa proposta entrará em votação no Congresso ainda neste mês e não podemos mais tolerar mais esste tributo que onera toda a cadeia produtiva brasileira", afirmou Caramez.

A Frente Estadual dos Vereadores é coordenada pelo parlamentar de Piracicaba Gustavo Herrmann e já conta com a adesão de vereadores de 40 municípios paulistas. "Além de injusta, a CPMF tem efeitos cruéis", disse o vereador, comparando a arrecadação do tributo no seu município (R$ 54 milhões) ao orçamento da Secretaria de Saúde (R$ 90 milhões).

De acordo com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, esse movimento não é uma decisão contra ou a favor do governo. "Eles estão no Congresso para defender os direitos dos cidadãos, que não querem mais ser onerados por esse tributo", disse.

À entrada do teatro, na avenida Paulista, uma equipe da Fiesp instalou computadores para que os manifestantes e populares aderissem à campanha, por meio de assinatura eletrônica, que já contabiliza mais de 450 mil adesões. O documento será entregue ao Congresso Nacional uma semana antes da votação da lei para a prorrogação da contribuição.

Também participaram do encontro, Cláudio Vaz, do Ciesp; Alencar Burti, da Facesp; Fábio Salles Meireles, da Faesp; José Chapina Alcazar, do Sescon; Amélia Naomi, da Avesp; os deputados federais, Paulo Bornhausen (DEM-SC), Paulo Pereira de Souza (PDT-SP), que também é presidente da Força Sindical; o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara; o vereador paulista Celso Jatene (PTB) e Ricardo Patah, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), entre outros.

jcaramez@al.sp.gov.br