Assembléia Legislativa homenageia os 40 anos da Unicamp


26/09/2006 18:36

Compartilhar:

Alexandre Barqueiro Lima, representando o Diretório Central dos Estudantes da Unicamp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SolUnicamp alexandre lima-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Raimundo de Souza, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SolUnicamp joao raimundo de souza01-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vista aérea da Unicamp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/unicamp g.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Eduardo Guimarães, presidente da Comissão dos 40 Anos da Unicamp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SolUnicamp eduardo guimaraes02-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em comemoração aos 40 anos da Unicamp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SolUnicamp3951-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Unicamp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/mosaico unicamp.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Costa, vice-reitor da Unicamp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SolUnicamp fernando f. costa02-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Grupo de Câmera da Escola Livre de Música Unibanda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SolUnicamp 4003-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fará 40 anos no próximo dia 5/10, data do lançamento da pedra fundamental do que viria a se tornar um dos maiores complexos universitários do país. A universidade recebeu nesta segunda-feira, 25/9, sua primeira homenagem pelo aniversário. A Assembléia Legislativa realizou uma sessão solene para celebrar a data.

Participaram da solenidade representantes da administração, dos docentes, dos funcionários e dos estudantes da universidade.

Para o vice-reitor da Unicamp, Fernando Costa, o fato de a primeira homenagem institucional pelo 40º aniversário ter partido da Assembléia é bastante significativo. "Na Assembléia, estão os cidadãos, os representantes da sociedade paulista que balizam o caminho normativo de nosso Estado e pavimentam a estrada para seu desenvolvimento, o que inclui educação, ciência, saúde e todos os vetores sociais em que a universidade está presente", disse.

O presidente da Comissão dos 40 Anos da Unicamp, professor Eduardo Guimarães, tratou da relação entre a produção científica e suas aplicações e implicações na sociedade. Ele citou o historiador britânico Eric Hobsbawn para afirmar que não se pode dissociar a pesquisa de seus efeitos sociais. Junqueira defendeu o financiamento público da pesquisa, mas também a organização pública da atividade científica, por meio de políticas para o setor formuladas pelo Estado. Para ele, a comunidade científica é responsável pelo fato de o Brasil chegar aonde chegou.

Mauro Antônio Pires Dias da Silva, presidente da Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp), manifestou-se sobre a história e o futuro da Unicamp, em especial sobre a necessidade de aumento do percentual de recursos estaduais destinados ao ensino superior público.

Representando o Diretório Central dos Estudantes da Unicamp, Alexandre Barqueiro Lima lembrou do movimento em defesa de mais verbas para a universidade e dos protestos organizados pelos estudantes na época da votação do Orçamento do Estado na Assembléia.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), João Raimundo de Souza, citou momentos históricos da instituição em que, segundo ele, os funcionários tiveram participação fundamental. Destacou a mobilização de 1988, que influenciou o processo de autonomia universitária. O coordenador pediu à Assembléia mais atenção com relação aos investimentos no sistema de saúde mantido pela Unicamp. "Ele é fundamental para a região de Campinas."

Participou da sessão solene o Grupo de Câmera da Escola Livre de Música Unibanda, do Núcleo de Integração e Difusão Cultural da Unicamp. Sob a regência do maestro Israel de Souza Calixto, o grupo, de sopros e metais, executou o Hino Nacional Brasileiro e as peças Rondeau e Canon in D, de Henry Purcell, com arranjo de Jim Paterson, Quem Sabe, de Carlos Gomes, arranjo da Banda Carlos Gomes, e Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos, arranjo de Eduardo Frois.

Forte na pesquisa, Unicamp também é referência em serviços de saúde



Com 127 cursos de mestrado e doutorado " cerca de 10% da pós-graduação do Brasil ", a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) forma por ano cerca de mil mestres e 700 doutores. Além disso, os resultados de seus investimentos em pesquisa podem ser sentidos em números: 15% das pesquisas produzidas no país são obra da Unicamp, responsável por 125 dos 355 pedidos de patentes registrados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) na década de 90.

O campus principal da universidade fica em Campinas, mas o complexo está presente também em Piracicaba, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Atuando também na área do ensino técnico e tecnológico, a Unicamp administra o Centro Superior de Educação Tecnológica e o Colégio Técnico de Limeira, ambos em Limeira, e o Colégio Técnico de Campinas, em Campinas. Além disso, estão sob sua gestão dois grandes hospitais, em Campinas e em Sumaré.

Retrato da preocupação da Unicamp com a integração universidade-empresa, funciona há uma década no pólo de desenvolvimento econômico de Paulínia o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA).

Novo campus

No Orçamento do Estado de 2006, foi previsto o repasse extra de R$ 20 milhões para a construção de um novo campus da Unicamp, em Limeira, que deve entrar em operação no próximo ano.

Este ano, o relatório do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2007, que está em tramitação na Assembléia Legislativa, propõe a alteração do percentual de repasse definido para as universidades estaduais, elevando a participação destas na arrecadação do ICMS de 9,57% para 10,43%. Segundo o parecer do relator, o repasse atenderá de imediato o novo campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no município de Limeira.

O campus em Limeira (a 151 quilômetros de São Paulo) deve oferecer 18 cursos, três deles inéditos no país: engenharia de manufatura, restauro e conservação e informática biomédica. A expectativa é de que ao menos 12 cursos entrem em funcionamento até 2009. Os demais dependerão de novas verbas. O objetivo do projeto é oferecer um total de mil vagas a mais até 2010. O campus será instalado num terreno de 500 mil metros quadrados e será administrado por uma espécie de colegiado de docentes.

40 anos

A Unicamp foi criada em 28 de dezembro de 1962, pela Lei Estadual 7.655. Em 1963, por pressão da sociedade de Campinas, foi autorizado o funcionamento da Faculdade de Medicina. Mais tarde, em 1966, a universidade entrou em pleno funcionamento, num local situado a 12 quilômetros do centro de Campinas, que em outras épocas tinha sido ocupado por cafezais e canaviais. O campus da universidade tem o nome do seu fundador, Zeferino Vaz, que participou de sua instalação em 5/10/1966.

A Unicamp é uma autarquia do Estado. Seus recursos financeiros são obtidos principalmente do próprio governo e de instituições nacionais e internacionais de fomento.

Hoje, a instituição é composta por 20 unidades de ensino e pesquisa e oferece 58 cursos de graduação e 127 de pós-graduação.

O orçamento da Unicamp em 2006 é de R$ 947 milhões e a estimativa de gastos para este ano é de cerca de 76% com pessoal, 20% com custeio e 2,8% com investimentos. A universidade tem um quadro de 9.900 funcionários, entre eles 2.100 professores, a maioria (95%) com, pelo menos, doutorado. Cerca de 50 mil candidatos são esperados no Vestibular Nacional da Unicamp para 2007. Estão sendo oferecidas 2.810 vagas em 58 cursos, além das 124 vagas dos cursos de medicina e enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Atendimento à saúde

A Unicamp possui um complexo médico-hospitalar, o maior do interior do Estado, cujo principal representante é o Hospital das Clínicas (HC). Fazem parte desse complexo o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro), o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e o Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro), todos em Campinas. O Hospital Estadual Sumaré (HES), em Sumaré, é também administrado pela universidade.

No HC de Campinas, que dispõe de 376 leitos, os números superlativos demonstram a importância do atendimento à saúde prestado pela universidade: em 2005, foram realizadas 8 mil internações, 8 mil cirurgias, 195 mil consultas ambulatoriais e mais de 1 milhão de exames de laboratório. Também administrado pela Unicamp desde que foi inaugurado, em 2002, o Hospital Estadual de Sumaré, com 274 leitos, é considerado um dos dez melhores do Brasil. A avaliação é do Ministério da Saúde e leva em conta níveis de satisfação dos pacientes do SUS com o atendimento.



NÚMEROS

Estrutura da Unicamp

Unidades " 72

Colégios técnicos " 2

Cidades " Campinas, Limeira e Paulínia

Cursos oferecidos " 58 de graduação e 127 de pós-graduação

Alunos matriculados " 16.313 na graduação e 15.393 na pós-graduação

Corpo docente ativo " 2.005

Funcionários ativos " 7.835



Infra-estrutura

Área construída em 2003 " 556.822 metros quadrados

Obras editadas " 34

Tiragem " 53.400

Acervo em bibliotecas " 654.409 livros



Atendimento à saúde

Hospitais " 2

Leitos " 501

Internações " 22.257

Consultas " 495.180

Cirurgias " 24.271

Tratamentos odontológicos " 160.728

Exames laboratoriais " 3.645.435

Dados extraídos do portal da Unicamp (2004)



ORÇAMENTO

Orçamento de 2005* (em R$)

Geral " 832.667.949

Pessoal " 616.929.891

Custeio " 205.444.456

Investimentos " 10.200.040

Dívida " 73.449 + 20.113

Orçamento de 2006** (em R$)

Geral " 947.212.936

Pessoal " 721.763.917

Custeio " 198.020.957

Investimentos " 27.352.491

Dívida " 61.250 + 14.321

*Dados de 2005: extraídos da Lei 11.816/05 (Orçamento do Estado)

**Dados de 2006: extraídos da Lei 12.298/06 (Orçamento do Estado)

alesp