Vale do Ribeira e Litoral Sul têm novo hospital regional

15/08/2007 16:19

Samuel, Maria Cármem e Márcio Ragni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SAMUEL MOREIRA LITORAL SUL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Samuel Moreira (PSDB) participou nesta segunda-feira, 13/8, em Pariquera-Açu, da formalização do contrato entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (Consaúde) e a Secretaria da Saúde para o gerenciamento regionalizado do Hospital de Itanhaém. À tarde, a superintendente do Consaúde, Maria Cármen Amarante Botelho, deu posse aos novos diretores do hospital que, a partir de agora, passa a atender os municípios de Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá, sendo referência também para Pedro de Toledo e Itariri.

Maria Cármen informou que o contrato assegura o repasse de R$ 1,230 milhão mensal para o gerenciamento do hospital. Outros R$ 170 mil virão pelo faturamento, totalizando R$ 1,4 milhão para manutenção da unidade. "Com a regionalização do hospital de Itanhaém, desafoga-se o Hospital Regional Vale do Ribeira", afirmou a superintendente. "É importante destacar o empenho do deputado Samuel Moreira e do presidente do Consaúde, prefeito Márcio Ragni, para que a regionalização se tornasse realidade", completou.

Maria Cármen disse ainda que o Hospital de Itanhaém receberá novos recursos, e que esses repasses não influirão nos investimentos do Estado em outras unidades gerenciadas pelo Consaúde.

Antes de assinar o contrato, na condição de testemunha, o deputado Samuel Moreira lembrou a luta para estabilizar o Hospital Regional Vale do Ribeira, em Pariquera-Açu, e o Hospital São João, em Registro. "Observamos essas unidades e percebemos que há uma dinâmica grande do Consaúde", afirmou o deputado, lembrando que será implantado ainda o ambulatório de especialidades do Alto Vale. "O Consaúde está se tornando um forte instrumento para a melhoria da qualidade do atendimento hospitalar e ambulatorial em nossa região", ressaltou Samuel. Ele lembrou que transferir o gerenciamento do Hospital de Itanhaém para o Consaúde foi a forma encontrada para melhorar a unidade. "O hospital custava mensalmente R$ 700 mil e a prefeitura não conseguia bancar nem R$ 400. Estava se instalando o caos", afirmou. "Nós vamos torcer muito pelo sucesso do Consaúde."

samuelmoreira@al.sp.gov.br