Banco de Alimentos de Sorocaba passa a ter Cozinha de Referência em Segurança Alimentar

07/12/2007 11:37

O deputado Hamilton Pereira (PT) participou na tarde de segunda-feira, 3/12, da inauguração da Cozinha de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Sorocaba. A cozinha passa a funcionar no Banco de Alimentos da cidade e permitirá a realização de cursos com os membros das cerca de 200 entidades beneficiadas pelo banco, para aproveitamento integral dos alimentos.

A Cozinha de Referência em Segurança Alimentar é equipada para oferecer cursos de alimentação e nutrição, desenvolver práticas alimentares saudáveis, além da possibilidade de geração de renda obtida através da produção de alimentos minimamente processados. A viabilização da cozinha se deu através de uma parceria entre o Conselho de Segurança Alimentar (Consea) do Estado de São Paulo, que garantiu R$ 20 mil para compra dos equipamentos, a prefeitura, que deu uma contrapartida de R$ 6 mil para compra de materiais de construção para reforma do espaço, e a regional do Ciesp Sorocaba, que financiou a mão-de-obra para a reforma do local.

Para Hamilton Pereira, a conquista da Cozinha de Referência é um marco. "A velocidade com que esse trabalho se desenvolve e se perpetua em nossa região não poderia ser diferente perante a seriedade e o empenho com que o Banco vem sendo dirigido, apoiado e viabilizado", defendeu o deputado.

Segundo o gerente do entreposto da Ceagesp Sorocaba, Carlos Roberto De Gáspari, o número de parceiros envolvidos com o Banco de Alimentos de Sorocaba é o que diferencia o projeto no Estado e no Brasil. "Esse Banco de Alimentos é fruto de um trabalho que surgiu há 14 anos em Sorocaba, que é o Natal Sem Fome, que por sua vez sempre foi pautado pelas parcerias", salientou Gáspari.

Além do Ciesp, da prefeitura de Sorocaba, do Banco de Alimentos, da Ceagesp e do Consea SP, esteve representado no evento o Sesi, que ministrará o curso "Alimente-se Bem com R$ 1" aos membros das entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos. Participaram ainda da inauguração, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, dos Bancos de Alimentos de Porto Feliz, São José dos Campos e São José do Rio Preto, da ETE Rúbens de Faria e Souza, do Ministério do Desenvolvimento Social, do CEADEC e dos Sindicatos dos Metalúrgicos e do Vestuário de Sorocaba e Região.

hpereira@al.sp.gov.br