Bancada do PT e prefeitos analisam emendas incorporadas ao Orçamento do Estado

09/03/2006 14:48

Sob a coordenação do líder do Partido dos Trabalhadores, deputado Renato Simões, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 9/3, no plenário Tiradentes, na Assembléia Legislativa, reunião entra a bancada do PT e prefeitos eleitos pelo partido para analisar as emendas que foram incorporadas ao Orçamento estadual de 2006 e formas de acompanhar a liberação dos recursos.

Além de representantes de 11 prefeituras, entre os quais quatro prefeitos, estiveram presentes os deputados Carlinhos Almeida, Sebastião Arcanjo, Ana do Carmo, Antônio Mentor, José Zico Prado, Ênio Tatto, Carlos Neder, Sebastião Almeida, Ítalo Cardoso, Adriano Diogo, Simão Pedro, Roberto Felício, Mário Reali e Cândido Vaccarezza.

Para Renato Simões, o Orçamento de 2006 foi elaborado de forma inédita: "Pela primeira vez, foram realizadas consultas em audiências públicas, o que tornou o processo democrático, possibilitando a incorporação de várias solicitações de prefeitos. A reunião teve o objetivo de avaliar o processo de elaboração do Orçamento e discutir de que forma estes recursos serão liberados", afirmou. Para Simões, há instrumentos claros para cobrar a liberação dos recursos.

Para os prefeitos presentes, a bancada do PT merece elogios pelo seu desempenho. "Temos que reconhecer o esforço dos parlamentares de nosso partido, bem como dos outros membros do Legislativo, que criaram mecanismos para a elaboração de um orçamento democrático e que levou em conta as necessidades municipais e regionais", afirmou Marco Aurélio de Souza, prefeito de Jacareí.

Newton Lima, prefeito de São Carlos, ressaltou a transparência do Orçamento e a possibilidade de um acompanhamento mais fácil da sua execução. "No atual Orçamento temos verbas destinadas às Santas Casas de nossa região e poderemos acompanhar com facilidade a liberação dos recursos", disse.

A incorporação de emendas apresentadas individualmente por parlamentares, além das de bancada, foi um dos pontos considerados positivos pelo prefeito de Sumaré, José Antônio Bacchin, no atual Orçamento estadual. "Já temos R$ 945 mil destinados à revitalização de um centro de lazer em nossa cidade, reivindicação antiga da comunidade. Recurso que acreditamos será liberado pelo governo ainda neste primeiro semestre", afirmou Bacchin.

Para o prefeito de Matão, Adauto Scardoelli, os parlamentares estão de parabéns pela forma como foi conduzida a discussão do Orçamento e pela sua aprovação, ao respeitar as necessidades municipais e regionais. "Ficou mais fácil acompanhar a execução orçamentária e quero me congratular com os parlamentares de nossa bancada e dos demais partidos por esse trabalho tão bem realizado", afirmou.