Nequitz Miguel traduz a realidade através de evocações líricas
Sem cair no retórico academismo, a pintora Nequitz Miguel herdou o amor pela forma e pela cor. Para falar de sua pintura, sob o perfil meramente estético, seriam suficientes sublinhar a delicadeza das cores, a estruturalidade formal de suas visões, a apropriada palheta nas representações mais diversas, a racional impostação dos elementos propostos e, finalmente, a extrema moralidade expressiva que a caracteriza.
A pintura, no caso desta artista, é elemento espiritual e, portanto, sobretudo artístico, o que vai além da técnica e dos módulos de efeitos. Para traçar a arte de Nequitz Miguel é necessário colocar em evidência a sua sensibilidade, que, intimamente ligada à fantasia, leva suas visões concretas e reais para uma interpretação subjetiva que sabe lhes dar eficazes motivos de evocação lírica.
A poesia, sobretudo o romantismo, a melancolia das visões da pintora Nequitz Miguel constituem um fato, além de artístico, humano que não pode deixar indiferente nem mesmo o observador mais apressado e menos atento. A artista aproxima e faz aproximar a realidade mais simples e mais modesta porque sabe revesti-la com a participação de um alto sentimento lírico.
Através das transparências, seu realismo possui a capacidade de alcançar múltiplas interpretações dos sentimentos, em virtude de uma feliz acentuação psicológica de suas visões.
A obra "Almas gêmeas", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, se caracteriza pela simplicidade. Sua linguagem pictórica fascina pelos tons das cores, pela gama e pela eficiência comunicativa. A artista possui a virtude de elevar o que representa além dos limites da pintura de gênero, para alçá-la a uma participação espiritual.
A artista
Nequitz Miguel, pseudônimo artístico de Neuza de Carvalho Miguel, nasceu em Juiz de Fora, MG, em 1946. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1968, onde realizou cursos de história da arte e pintura com artistas renomados, como Bernardii, Luiz Badia, Ricardo Frazão e Oziel Belizio. Recebeu diversos prêmios por suas participações e está catalogada nos livros, 60 Anos de Arte e Cultura e Itália - Brasil Arte 2005.
Realizou inúmeras exposições nacionais e internacionais, entre as quais pode-se destacar: Salão Especial Caxambu, MG (2000); Salão Especial Penedo, RJ; "Caminho Cultural de Artes Plásticas", Vargem Grande, RJ (2001); Espaço Cultural Shopping Via Parque, RJ; Antinoo Antiguidade e Galeria de Arte, Itaipava, RJ; Espaço Cultural Bayside, RJ (2002); "Beleza de Outono Sol Dourado", Barrabela, RJ; II Salão de Artes, Country Clube, RJ; Galeria Via Cor, Shopping Via Parque, RJ; Mostra de Arte "50 Anos Petrobrás", Espaço Cultural 107, RJ; VI Salão de Artes Plásticas, RJ; VI e VII Salão de Artes do Palácio Maçônico do Lavradio, RJ (2003 e 2004); "Mundo Mix", Mercado Ferreira Borges, Porto, Portugal; "III Mundo Mix", Lisboa, Portugal (2003); "Mães Maravilhosas e suas criações", Barra Point, RJ; Sociedade de Belas Artes Antonio Parreiras, Juiz de Fora, MG; I Mostra de Artes, Fórum da Barra, RJ; Galeria Portinari, Juiz de Fora, MG; Washington United Federal Courthouse, EUA; Espaço Cultural Sebrae, Pelourinho, BH; "Cor e Movimento", Atelier Baluarte, Espaço Cultural Via Parque, RJ (2004). Suas obras encontram-se em coleções particulares e oficiais e no Acervo de George Art's, em Maryland, EUA.
Possui obras em diversas coleções em Portugal, Estados Unidos, Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações