História e natureza se encontram em Peruíbe


08/10/2010 20:00

Compartilhar:

Barra do Una<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/peruibeBARRADOUNAMiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Portal de entrada da cidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/peruibePORTALMiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ruínas do Abarebebê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/peruibeRUINASdoABAREBEBEMiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/peruibeRUINASdoABAREBEBE2MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estação Ecológica da Juréia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/ESTACAOECOLOGICAJUREIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Banhada pelo oceano Atlântico, Peruíbe, na região da Baixada Santista, tem população de 57,6 mil habitantes, distribuídos em um território de cerca de 326 km². A cidade fica a 128 quilômetros de São Paulo e tem 99% de seu relevo considerado como região de serra.

Peruíbe tem sua origem vinculada à trajetória dos jesuítas pelo litoral paulista. No século 16, uma missão jesuítica estabeleceu-se no local que recebeu o nome de Aldeamento de São João Batista, ou São João da Aldeia, com o objetivo de converter e pacificar os índios carijós e tamoios, que viviam ao sul da capitania de Itanhaém, e servir como pouso a viajantes. No final do século 18, com a expulsão dos padres jesuítas, a aldeia passou a ser administrada pelos franciscanos e o núcleo de Peruíbe entrou em declínio. Só retomou o desenvolvimento como cidade balneária em meados do século 20, quando foi transformada por lei, em 18 de fevereiro de 1959, em distrito e município, com território desmembrado de Itanhaém.



Turismo



A beleza das praias, o turismo de aventura e os sítios históricos fazem de Peruíbe um local de atrativos diversos na área cultural e esportiva. A prefeitura da cidade agrupou esses pontos de interesse em alguns roteiros. Veja a seguir esses roteiros e alguns pontos de interesse.

Roteiro cultural " Na área urbana de Peruíbe pode-se conhecer as ruínas do Abarebebê, patrimônio histórico do século 16 que retrata a catequização indígena na região. A visitação é monitorada e os painéis explicativos fazem desse atrativo um museu a céu aberto. Perto das ruínas está o mirante que abriga o Museu Histórico e Arqueológico. No mirante descortina-se uma vista panorâmica da cidade; no museu, pode-se conhecer a história da ocupação da cidade, desde os homens do sambaqui, os indígenas e os colonizadores até os dias atuais. Ainda na entrada da cidade pode-se visitar a Capela de Mosaico na Colônia Veneza, em que todas as paredes são revestidas de mosaico italiano. O roteiro inclui ainda a praça Flórida, onde é exposto o artesanato da cidade e é possível manter contato direto com o artesão, o Boulevard (palco dos principais eventos, principalmente no espaço cultural Chico Latim) e a praça Ambrósio Baldim. O roteiro cultural termina no Lamário Municipal, onde é feita aplicação facial de lama negra, bastante procurada por suas propriedades terapêuticas e dermatológicas.



Roteiro ecológico " Começa na praia do Costão, onde a bica de água doce atrai muitos turistas. A paisagem reúne costão rochoso, praia, mar, vegetação e a serra dos Itatins. A estrada do Guaraú leva ao entorno da Jureia, sendo a Prainha um ponto de parada obrigatório. No bairro do Guaraú pode-se conhecer a praia e rio do Guaraú e a Passarela do Balça, ponte suspensa sobre o manguezal do rio. Seguindo pela estrada Guaraú-Una chega-se às corredeiras do Perequê, rio de corredeiras com piscinas de águas cristalinas e mata atlântica, e mais adiante à cachoeira do Paraíso, uma queda d"água de seis metros. Mais à frente, a semideserta praia do Caramborê encanta pela sua localização. A praia da Barra do Una finaliza esse roteiro. Localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável, abriga famílias tradicionais que perpetuam a cultura caiçara no local.



Roteiro de aventura " Agregado ao roteiro ecológico, o roteiro de aventura abrange atividades com trilhas em ambiente de mata atlântica, atividades de arvorismo (trilha suspensa na copa das árvores) e tirolesa ( queda por meio de corda de aço). Também se pode-se praticar o watter trekking, caminhada pelas pedras até a cachoeira das Antas. Pela estrada Guaraú-Una é realizado o Jeep Tour, que permite conhecer o entorno da Jureia sob outra ótica. A canoagem é praticada sobretudo no rio Guaraú, com canoas havaianas e canadenses.



Aquário Municipal " O aquário de Peruíbe, um dos pontos turísticos e de lazer mais procurados da cidade, reaberto desde julho de 2009, tem como base os princípios da educação ambiental, proporcionando aos visitantes conhecimento sobre o ambiente aquático e seus animais. Conta com 19 ambientes que representam diferentes ecossistemas aquáticos, dentre eles o manguezal, o costão rochoso, o Pantanal e a Amazônia. Neles, o visitante pode conhecer cerca de 80 espécies de animais, entre os quais invertebrados, peixes e répteis. A maior atração é o tanque dos tubarões, com 16 mil litros de água salgada e tubarões bambu, raias prego e viola, xareús e garoupas. Outro atrativo é o tanque de toque, no qual é possível até tocar anêmonas, ouriços, pepinos e estrelas do mar. O aquário oferece ainda oficinas temáticas, ciclos de palestras, cinema com apresentação de documentários e o minimuseu, com exposições sobre tubarões, peixes, conchas e moluscos.



(Informações extraídas do site www.peruibe.sp.gov.br)

alesp