Lançada Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo


05/12/2007 16:34

Compartilhar:

Coordenada pela deputada Célia Leão (PSDB), a frente conta com a participação de outros 50 parlamentares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM TURISMO com deps estevao e zaia ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Claury Alves dos Santos, deputada Célia Leão e  Virgílio Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM TURISMO claury alves.dep celia.virgilio carvalho ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM TURISMO mesa03 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Domingos Chiappetta e Armando Arruda Pereira de Campos Mello<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM TURISMO domingos chiappetta e armando arruda02 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves dos Santos, foi um dos palestrantes durante o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo, que aconteceu nesta quarta-feira, 5/12, na Assembléia Legislativa. Coordenada pela deputada Célia Leão (PSDB), a frente conta com a participação de outros 50 parlamentares. Diversas autoridades políticas e representativas do setor compareceram ao plenário Teotônio Vilela. Algumas compuseram a mesa, entre elas, Virgílio Carvalho, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB); Jarbas Favoretto, da Associação dos Municípios de Interesse Turístico (AMITur); Armando Arruda Pereira de Campos Mello, secretário executivo do Conselho Estadual de Turismo; Domingos Chiappetta, da Confederação Nacional do Turismo (CNTur); Bruno Hideo Omori, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), além dos deputados Dárcy Vera, Estevam Galvão e João Barbosa, do DEM, e Davi Zaia (PPS).

Célia Leão explicou que um dos objetivos desta iniciativa é o de fomentar e incrementar o setor como um todo no Estado. "O turismo chega como o grande salvador de emprego e renda deste país", completou. Um dos principais geradores de divisas, na opinião de Bruno Ideo, é o segmento hoteleiro. Ele compara a hotelaria à estrutura de uma indústria, pois a demanda por mão-de-obra é muito grande. "São 200 mil hospedagens por dia no Estado", ressaltou.

Para Virgílio Carvalho, "São Paulo é destino do seu próprio mercado". Segundo ele, nos finais de semana ensolarados, cerca de 300 mil veículos se dirigem ao litoral e outros 300 mil vão para o interior. Nesse sentido, Armando Arruda enfatiza a importância de um envolvimento pluralista, que vai desde o hoteleiro até o pipoqueiro. "É a cidade quem faz turismo. É o cidadão, não o governo", disse.

Estevam Galvão destacou que a capital paulista é responsável por quase 50% do PIB nacional, e que há muitos pontos turísticos para serem visitados aqui. O deputado elogiou ainda o trabalho que tem sido desenvolvido pelo secretário Claury e pelo governador Serra nesse setor. "O papel do parlamento paulista é o de viabilizar as condições de governabilidade por meio da votação das leis", concluiu.

Claury relatou que o turismo em São Paulo é tratado de forma transversal, pois envolve a parceria com outras secretarias como a de transporte, cultura, meio ambiente, agricultura, e outras. Ele confirmou a estatística de participação no PIB, mencionada por Estevam Galvão, o que faz com que o lançamento da frente seja um dos acontecimentos mais importantes do ano. "Já me prontifiquei a fazer um trabalho conjunto com a Assembléia", disse.

A estratégia da pasta para o desenvolvimento do turismo no Estado foi descrita em detalhes pelo secretário. "Em cada região será feito um levantamento quanto ao potencial turístico e, em seguida, focaremos na capacitação dos agentes e na sensibilização da população. As cidades do interior precisam se preparar para receber o turista", justificou Claury.

Ele afirmou ainda que o mercado de turismo está pedindo novos produtos. Por isso, investir na infra-estrutura dos municípios é outra etapa necessária no processo de ampliação do setor. Assim, novos roteiros serão incluídos como opções de lazer.

alesp