Museu de Arte - Gustavo Ulson
Gustavo Ulson: o surrealismo fantasmagórico que reúne ilusão, fantasia e sonho
A chave do possível não tem segredos para Gustavo Ulson. Trata-se de um artista que desenha como respira, num estado de êxtases sucessivos que não tem nada de iluminações metafísicas. Ele surpreende totalmente o observador pela espontaneidade, até mesmo por suas "familiares" epifanias, tão fantasmagóricas que constituem uma verdadeira chamada à ordem das coisas.
Trata-se de uma ordem inata pelo gênio sempre pronto a captar a beleza do seu "mundo", sem prevenção, nem artifícios mas com ímpetos generosos. É o mundo bem próprio de Gustavo Ulson, onde sua inspiração encontra uma exaltação a jato contínuo, tal uma torrente invadindo repentinamente um canto do espírito inflamado por ritmos ardentes de viril essência.
O real e o espírito podem estabelecer ligações importantes como a ilusão, o fantástico e o sonho. Gustavo Ulson é um artista que possui uma extraordinária faculdade de criar renovando-se diariamente, sem se renegar, o que releva de um certo prodígio.
Ele crê num permanente fantástico e estabelece um diálogo frutuoso com tudo que possui um significado: símbolos, onirismo, sensualidade espiritual e esoterismo.
Figuras, efígies enlaçadas, bestas fabulosas, casarios acoplados a fantasmas, maternidades e arquiteturas de todos os tempos, pequenas pontes sobre riachos ligando o futuro a sofrimentos passados, variações sobre temas os mais diversos, todos de uma fascinante grandiosidade.
A potência criadora e o dinamismo de Gustavo Ulson são evidentes nas três obras doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo. Seu traço veloz anima a superfície plana onde suas virtudes artísticas criam imagens surrealistas fantasmagóricas.
O Artista
Luiz Gustavo Ulson, pseudônimo artístico de Luiz Gustavo Barbosa Ulson, nasceu em Araras, em 1961. Embora tenha se formado na Faculdade de Medicina de Santos em 1980 e concluído sua especialização em ortopedia pela Unicamp em 1989, desde criança se interessou pela arte dedicando-se com afinco ao desenho.
Vale salientar que entre uma consulta e outra desenha quase que compulsivamente. O ato de desenhar é algo prazeroso para o artista-médico que usa caneta azul ou preta sobre o papel branco. Sua evolução teve início no final dos anos 70 desde quando vem aperfeiçoando sua técnica aproveitando também a mudança na imaginação.
Desenhar tornou-se para ele um momento de prazer e de relaxamento ligado à criatividade. Esporadicamente tem exposto seus trabalhos em Campinas, em Araras e Santos. A mostra atual no Espaço Candido Portinari é a primeira de importância na Capital paulista. Foi recentemente convidado para realizar no próximo ano exposições em Jaguariúna, no Espaço Cultural do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo e foi convidado a participar de exposições na Itália durante o não de 2012.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações