Adina Worcman elabora suas esculturas com sobriedade e as transforma em corpos vivos e respirantes

Emanuel von Lauenstein Massarani
15/09/2004 14:00

Compartilhar:

Adina Worcman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/adima.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Vênus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/adinaobra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A arte de Adina Worcman possui uma voz própria pela sua extrema diversificação. A originalidade de suas obras está no tema e na técnica que utiliza. Trata-se de uma artista versátil, que exprime sua criatividade por meio das mais diversas formas e técnicas: pintura, escultura, miniaturas e objetos. Tanto em seus retratos quanto em seus nus, como nas figuras ou em temas árduos como os sacros, podemos notar uma interpretação pessoal na sua visão objetiva, rica de espiritualidade.

A propensão a intuir as formas plasticamente se revelou muito cedo na escultura de Adina, e o traço se imprime agora na matéria a ser plasmada com significados pouco comuns. A escultora infunde, no modelo encorpado e sensível, os acentos de uma calorosa participação humana e de uma intensa interioridade.

Embora sem a preocupação de criar um "estilo próprio", felicidade e segurança no traço são virtudes que essa escultora possui em abundância, e sabe utilizá-las. A artista não faz concessões a sua criatividade: constrói suas figuras com sobriedade e as enriquece, transformando-as em corpos vivos, respirantes e móveis.

Em sua escultura podemos descobrir até mesmo um paradoxo, fazer crer aos modelos que desenvolve suas próprias qualidades, modelando seus defeitos. Nada retrata melhor os seres humanos que demonstrar suas fragilidades físicas ou morais. Trata-se de uma responsabilidade! A escultura o permite: o desenho, a firmeza do traço, a segurança da harmonia aceitam-na.

Adina Worcman transfere, evidentemente, para a escultura a sua sensibilidade e o vigor de um método construtivo já provado em suas múltiplas experiências. Atualmente, sua escultura - e um exemplo disso é a obra "Vênus", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa - obedece a uma racionalidade poética pessoal, cujas regras de fato criam novos equilíbrios espaciais ou, se desejarmos, desenvolve uma visão escultórica, essencial em suas formas.

A Artista

Adina Worcman nasceu em Rosenheim, Alemanha, em 1948. Veio para o Brasil em fins de 1953. Adina se rendeu aos encantos da pequena Vinhedo há 20 anos, quando fixou residência e passa os fins de semana, longe do agito de São Paulo, local em que realiza suas inúmeras atividades. Além de artista plástica, é pedagoga e professora.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, tais como: Salão Feminino, Rio de Janeiro (1988); Salão de Artes Tenochtitlan, Centro Cultural José Marti, Cidade do México (1988); VII Salão de Artes da Universidade São Judas Tadeu (1988); Galeria Atualidades, Hebraica, SP (1989); Salão de Artes Macchu Picchu, Instituto Nacional de Cultura Cuzco, Peru (1989); Salão de Artes Destaque PUC, Curitiba, PR (1989); IV Salão Internacional das Nações (1989); Expo Art Sírio, Esporte Clube Sírio Libanês (1990); Grande Prêmio Brasil de Obras Premiadas, Centro de Convenções Rebouças (1990); Espaço Cultural La Provence (1990); IX Salão de Artes da Universidade São Judas Tadeu (1990); Câmara Municipal de São Paulo (1991); Cia. de Seguros do Estado de São Paulo (1991); Espaço Cultural da Assembléia Legislativa (1991); Academia Brasileira de Arte (1992); Espaço Cultural Brasilton SP (1993); Galeria Documenta (1995); Espaço Cultural Gávea (1997); Espaço Cultural Infraero TAM, Aeroporto de Congonhas, SP (1999); Sala VIP Diners Club Aeroporto de Cumbica (1999); "Arte Mulher", Espaço Cultural Leonardo da Vinci, SP (2000); Sala VIP Diners Club Aeroporto de Congonhas (2000); IV Salão Interclubes de Artes Plásticas, Clube Paineiras do Morumby, SP (2000); Espaço Cultural La Basque Jardins, SP (2000); Acervo da Galeria Espaço Arte M. Mizrahi (2001).

Paralelamente, desenvolveu esculturas-troféus para: Natura Cosméticos (1996); Hebraica SP (2000 e 2001); Homenagem ao empresário Samuel Klein (2001).

alesp