Diretores de Etecs solicitam cursos profissionalizantes
Diretores de escolas técnicas (Etecs) do litoral paulista se reuniram em Mongaguá com o deputado Cássio Navarro (PSDB). Eles abordaram a necessidade da estruturação dos cursos nas unidades. O parlamentar prometeu elaborar um estudo sobre o quadro dos cursos profissionalizantes para apresentar as reivindicações ao governo do Estado.
No Guarujá, onde existem cerca de 80 marinas, não há cursos voltados ao setor marítimo. A cidade também não tem laboratório adequado ao curso de manutenção de aeronaves.
Em Mongaguá, os problemas são de infraestrutura. A escola Adolpho Berezin tem condicionadores de ar, mas a fiação elétrica não suporta a carga dos aparelhos.
Para Navarro, os problemas afetam o aproveitamento dos cursos. "Como obter técnica completa numa área como a aviação, por exemplo, sem que se tenha aeronaves em laboratório para o curso de manutenção?", indagou.
Como a maioria dos prédios das Etecs são dos municípios, diretores das escolas sugerem que recursos do estado cheguem direto às unidades. Além da estruturação e criação de cursos, o deputado encomendará pesquisa de mercado para identificação da demanda potencial de mão-de-obra especializada na região.
Para Navarro, o ensino técnico é visto com muita atenção pelo governador José Serra e, por isso, acredita que as reivindicações serão devidamente apreciadas. O encontro reuniu diretores das unidades de ensino de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Cubatão e Guarujá.
cassionavarro@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações