Cenário político nos próximos quatro anos
Nos últimos anos, as estruturas políticas vêm demonstrando maior eficácia, eficiência e transparência de suas ações. Contudo, faz-se ainda necessário que haja maior interação da população, tornando-se mais presente no cenário político, exigindo planejamento, cumprimento de metas dos políticos escolhidos e maior clareza nos empreendimentos e destinação de recursos orçamentários.
É necessário que a população tenha maior consciência de seu poder, que é exercido nas urnas, durante o pleito eleitoral, para juntos governarem. Parece complexo governar, porém governar não passa de um ofício e de uma arte, que devem ser utilizados em benefício de todos. Só governa de fato quem beneficia os outros. Governo e sociedade têm que ter em mente a legitimidade que lhes é conferida para que sejam atendidas as necessidades e seus anseios para uma melhor qualidade de vida.
E como governar não é ofício nem arte exclusiva dos governantes, o poder não deve ser utilizado com interesses individuais. Os políticos, na maioria das vezes, são escolhidos pelo que apresentam em suas propostas de governo, de acordo com a ideologia de seu partido. E é isso que deve ser analisado pelos eleitores, conscientes e politizados, para que depois possa cobrar ações daqueles que foram eleitos. Uma reforma política deve ser definida com a maior brevidade.
Nos próximos quatro anos, esperamos maior participação da sociedade, consciente daquilo que lhe traga uma melhoria na qualidade de vida, de modo geral. Que haja uma parceria entre a população e o governo, para se encontrar, em conjunto, soluções para boa qualidade dos serviços básicos e essenciais, e, assim, atingirmos o desenvolvimento do Estado e da Nação.
Dentre as necessidades da população, a Saúde merece atenção especial, devendo ser revistos e estudados os problemas estruturais do setor. Muito tem sido feito, mas ainda há muito por fazer a fim de propiciar um atendimento de qualidade à demanda.
Quanto à Educação, deve haver uma melhoria na qualidade de ensino, com estruturas físicas adequadas, além de aprimoramento, valorização e incentivo aos profissionais do setor, para que possam desenvolver suas atividades, não como simples transmissores do conhecimento, mas como educadores que possam resgatar os valores éticos, morais e espirituais da sociedade em que atuam.
Assim como os da Saúde, Educação e Habitação, setores como Transportes, Segurança, Cultura, Esporte e Lazer, Comunicação, entre outros, carecem de atenção especial do administrador público.
Há uma ampla lista de necessidades, cujas soluções são necessárias à melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento regional. É o caso de reformas, ampliação e implementação de infra-estrutura de saneamento, habitação popular, construção e ampliação de unidades de saúde, de hospitais, de segurança pública, de escolas, de prédios públicos, de transportes públicos, pavimentação asfáltica e conservação de vias públicas. Todas essas ações implicam em austero controle nas finanças públicas, para que haja um perfeito equilíbrio entre gastos e investimentos, resultando em recursos para implementação de projetos nos setores primordiais ao crescimento do Estado.
Tudo isso é possível com uma ação conjunta da população e do governo. Se o governo efetivamente colocar em prática o que nos tem dito, teremos uma sociedade mais justa, mais solidária e desenvolvida.
Maria Almeida de Jesus* é deputada estadual e líder do PRB
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações