PEC do Pré-Sal e a educação no Estado
O deputado Pedro Bigardi (PCdoB) defendeu a implantação do Plano Estadual de Educação no Estado de São Paulo durante audiência pública, nesta quarta-feira, 30/3.
Segundo o parlamentar, quatro pontos merecem destaque na discussão sobre a educação: valorização dos profissionais, democratização do sistema, melhoria da qualidade e financiamento educacional.
"O professor tem que ser o centro da discussão quando o assunto é a melhoria da Educação. Os profissionais precisam ser valorizados no Estado", afirmou o deputado.
Para Bigardi, é fundamental um plano de cargos e carreiras para os profissionais que atuam na área. "A democratização do sistema de ensino é imprescindível para avançarmos nesta questão. É preciso ter um canal aberto de participação popular. Os profissionais e estudantes precisam ser ouvidos e terem maior participação."
Outro fator importante, segundo Bigardi, é o investimento na Educação. Em 2009, o deputado apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que destina 50% dos recursos obtidos com a exploração de petróleo da camada Pré-sal para educação, meio ambiente, ciências e tecnologia.
"O movimento estudantil reivindica a aprovação da PEC, pois sabe que é preciso maior investimento na área da educação. Aliado a isso, é necessário um bom planejamento e, infelizmente, faltam esses dois aspectos no ensino do Estado de São Paulo. Por isso defendo um Plano Estadual de Educação", acrescentou o deputado.
pabigardi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações