Governador inaugura Estação de Tratamento de Esgoto de Itatiba

09/11/2007 19:17

José Serra, ao lado de Edmir Chedid, inaugura estação de tratamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CHEDID ESTACAO ESGOTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com capacidade de processar até 470 litros por segundo, foi entregue nesta sexta-feira, 9/11, pelo governador José Serra, a Estação de Tratamento de Esgoto de Itatiba.

Participaram da solenidade a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena; o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira; o prefeito de Itatiba, José Roberto Fumach; o deputado estadual Edmir Chedid; deputados federais, estaduais, vereadores e lideranças políticas da região.

O investimento de R$ 10,8 milhões feito pela Sabesp dá sinal verde para o município entrar no rol de cidades paulistas que têm 100% de esgoto tratado. O fim das obras garantirá melhoria na qualidade das águas do rio Atibaia, responsável pelo abastecimento de cerca de três milhões de pessoas na bacia do rio Piracicaba, em cidades como Americana, Hortolândia e Sumaré, bem como das águas do Sistema Cantareira, que abastece parte dos moradores da Região Metropolitana de São Paulo.

Além do ganho ambiental, existe o ganho para a saúde pública, como ressaltou o governador: "Com essa estação de tratamento vamos reduzir ainda mais o índice de mortalidade infantil na cidade".

O percentual de 100% de tratamento de esgoto é um dos principais indicadores de excelência em responsabilidade ambiental e cuidados com a saúde. O índice fortalece o desenvolvimento sócio-econômico de toda a região de Itatiba, que passa a ser ainda mais atrativa para investimentos e para o turismo.

O método de processamento da ETE Itatiba, denominado Filtro Aeróbio Submerso (FAS), usado também na estação de Inúbia Paulista, é o mesmo método usado em países como os Estados Unidos, França e Inglaterra.

Antes de deixar Itatiba, o governador anunciou outros investimentos para a região. Na área de educação, o Estado ampliará a oferta de ensino técnico com a implantação de Escolas Técnicas (Etecs), entre as quais destacou a de Itatiba, Campo Limpo Paulista e Sumaré.

No caso da saúde, serão criadas 40 unidades do Ambulatório Médico Especializado (AME) em várias regiões do Estado. As unidades de Jundiaí e de Bragança Paulista já estão confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Serra também falou de outra ação do governo na região do Circuito das Frutas: a revitalização das estradas por meio do Programa Pró-Vicinais. Ao todo serão 24 estradas na região de Itatiba.

Ao concluir, o governador anunciou que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) receberá um aporte superior a R$ 2,5 milhões para construção do anel viário de Itatiba.