Sebrae apóia projeto de empreendedorismo nas escolas
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) concedeu a chancela de apoio ao Projeto de Lei nº 604/2007, que institui a aula de empreendedorismo no conteúdo curricular do ensino médio das escolas da rede estadual de ensino. De autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a propositura tramita nas comissões permanentes da Assembléia e prevê o ensino do tema nas disciplinas de filosofia, ciência social e/ou história.
O apoio à proposta foi manifestado na reunião do deputado com o superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella. No encontro, o dirigente sugeriu a ampliação do projeto para abranger os estudantes do Ensino Fundamental. Paulo Alexandre também pretende incluir as aulas de empreendedorismo nos cursos técnicos das escolas do Centro Paula Souza.
"Diante desse quadro de incertezas da vida dos alunos quanto ao seu futuro profissional, o empreendedorismo é uma ferramenta relevante para a formação dos jovens. Possibilita o elo entre a educação e o mundo do trabalho. Nas escolas, vai tornar os alunos mais autônomos para a tomada de decisões, definição de planos e criação de oportunidades para a sua vida profissional", explicou o deputado.
No conceito do professor Robert Menezes, da Universidade Federal de Campina Grande (PB), "o empreendedorismo é a arte de fazer acontecer com motivação e criatividade". No Brasil, apenas 14% dos empreendedores têm formação superior e 30% sequer concluíram o ensino fundamental. Nos países desenvolvidos, 58% possuem diploma universitário.
"Com a inclusão das aulas de empreendedorismo, nossos estudantes estarão mais preparados para transpor as inúmeras barreiras impostas pela alta competitividade do mercado de trabalho. Hoje, para cada dois desempregados um possui menos de 24 anos", observou Paulo Alexandre.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações