Especialistas nacionais e estrangeiros falam sobre gestão metropolitana
Por iniciativa dos deputados Mário Reali e Rui Falcão, do PT, e Rodolfo Costa e Silva, do PSDB, em associação com a Universidade Federal do ABC, foi apresentado nesta terça-feira, 15/4, na Assembléia Legislativa, o Seminário sobre Gestão Metropolitana.
O público que lotou o Auditório Teotônio Vilela assistiu a comparações importantíssimas entre diferentes regiões metropolitanas localizadas em continentes distintos, mas que apresentam problemas semelhantes.
Abriu a palestra o pró-reitor da Federal do ABC, Jeroen Klink, apontando o aumento da complexidade nos espaços de uma metrópole com o decorrer do tempo, e foi categórico em afirmar que "não há modelo único de espaço, e as soluções devem levar em conta as características de cada região". Jeroen falou ainda sobre "negociação de conflitos" entre a periferia e o centro da Região Metropolitana, e a necessidade da existência de bons articuladores. Em seguida, o professor Peter Boothroyd, da University of British Columbia, de Vancouver, contou de sua experiência brasileira acompanhando algumas regiões metropolitanas bem diferentes, como as de Santo André, Belo Horizonte, Fortaleza e Santarém. O professor falou das similaridades que encontrou entre essas regiões e algumas do Canadá, como a escolha difícil entre centralização ou descentralização política, ou sobre quem controla o quê. Boothroyd fez um histórico da ocupação do território canadense, de Leste para o Oeste e de como a industrialização ocorrida na década de 50 facilitou os programas de assistência social à população, o "Welfare State", e de como esse Estado declinou a partir de 1975, com a globalização e a economia de mercado. Boothroyd falou ainda das complexidades das regiões metropolitanas do Canadá, que estão no centro das melhores terras para a agricultura, e sobre a dificuldade que as políticas têm encontrado para impedir que a urbanização invada essas terras. Também da UBC, o professor Terry McGee falou de sua experiência na Ásia, onde esteve nas últimas décadas, e do gigantismo de certas regiões metropolitanas como a de Xangai, que tem mais de 120 milhões de pessoas. McGee chamou essas regiões de MRU (Mega Regiões Urbanas) e advertiu para 6 questões capitais no trato com as futuras MRU mundiais, entre elas a importância com a urbanização e as conseqüências da globalização.
Os especialistas brasileiros que participarem como oradores foram Gustavo Gomes Machado - Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 3ª. do Brasil e a 7ª. da América Latina, que abriga 25,3% da população mineira, e o presidente da Emplasa " Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A., Jurandir Fernandes, que mostrou a quantidade de dados que a empresa coleciona sobre as três regiões metropolitanas mais importantes para nós, moradores de São Paulo, que são a de São Paulo, a da Baixada Santista e a de Campinas.
As semelhanças apontadas por Gustavo e Jurandir passam pela concentração crescente de pessoas e de poder econômico nessas regiões " Belo Horizonte, Betim e Contagem concentram 90% do PIB do Estado, e as três de São Paulo acima citadas concentram 23% do PIB nacional.
O seminário trouxe à luz o quanto há de conhecimento sobre esses conglomerados humanos e o quanto ainda há para se estudar mas, principalmente, quais ações devem ser adotadas para corrigir as enormes diferenças entre as áreas que têm e as que não têm qualidade de vida.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações