Solenidade na Assembléia comemora o Dia Internacional da Mulher

Para parlamentar, número de participantes mostra que a emancipação da mulher já é uma realidade
06/03/2006 14:45

Sessão solene para homenagear as professoras, médicas, enfermeiras, psicólogas, policiais civis e militares, advogadas, vereadoras e juízas dentre outras representantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol mulh692ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mais de 400 mulheres participaram da solenidade do "Dia Internacional da Mulher"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol mulh665ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente na solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol mulh772ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais de 400 mulheres de diversos segmentos da sociedade participaram da solenidade alusiva ao "Dia Internacional da Mulher", realizada na manhã desta segunda-feira, 6/3, sob a presidência da deputada Rosmary Corrêa (PSDB).

A parlamentar afirmou que a mulher não pretende mais do que a igualdade de condições com os homens. Para ela, a emancipação da mulher já é uma realidade: "Esse grande número de pessoas presentes à cerimônia demonstra a força que a mulher possui".

Durante a sessão solene, Rosmary Corrêa saudou professoras, médicas, enfermeiras, psicólogas, policiais civis e militares, advogadas, vereadoras e juízas, entre outras representantes de categorias profissionais.

Sarah Munhoz, professora da Faculdade de Enfermagem do Hospital Albert Einstein, relatou sua experiência de ensinar cuidados médicos para uma comunidade primitiva, onde homens e mulheres não usam roupas, ocasião em que ela, para partilhar conhecimentos com aquelas mulheres, teve que acompanhar os costumes da região.

Cerca de 50 mulheres, esposas de presidentes distritais do Rotary Club Internacional, também foram homenageadas com a entrega de pequenas estatuetas de figuras femininas estilizadas em metal. Waldemar Lopes Arnesto, representando o governador do Rotary, disse que, embora o ingresso das mulheres naquela instituição seja algo mais recente, "elas estiveram presentes desde o começo, com sua solidariedade e amor, na cooperação dos trabalhos rotarianos".

Rosmary prestou homenagem especial a Josefina Stela Maris, delegada que trabalhou na Polícia Civil dos 16 até os 74 anos de idade, quando foi aposentada compulsoriamente. Apresentada pela deputada como referência para todas as delegadas de polícia, Josefina, atualmente com 91 anos, afirmou ter passado por revoluções, golpes de estado e muitas mudanças na sociedade. Ela ressaltou o trabalho da delegada Rose à frente da 1ª Delegacia de Polícia da Mulher.

A coronel Elidice Alves de Souza, do Estado Maior da Polícia Militar do Estado, terceira na hierarquia daquela corporação, também mereceu destaque da parlamentar. A coronel lembrou que, além do trabalho diário que ela exerce fora de casa, tem ainda as funções de mãe e esposa, que também exigem bastante da mulher.

Um coral da terceira idade, do Jardim São Paulo, na Capital, encerrou a solenidade entoando cânticos de músicas clássicas brasileiras.