Frente ouve reclamações sobre serviço de travessia de balsa para Ilhabela
MAU.jpg)

Os serviços de travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela apresentam problemas semelhantes ao caos vivido pelo transporte aéreo do país. A comparação foi feita pelo prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, em reunião realizada na Assembléia Legislativa nesta terça-feira, 12/6, com membros da Frente Parlamentar das Hidrovias, presidida pelo deputado João Caramez (PSDB).
Balsas sucateadas, equipamentos avariados, falta de preparo e desqualificação do pessoal e acidentes a bordo de embarcações foram alguns dos problemas apontados por Ferreira. Ele alertou ainda para as condições do flutuante, equipamento que estaria a ponto de afundar.
Há algumas semanas, lembrou o prefeito, a ocorrência de ventos de 20 nós levou a Capitania dos Portos a suspender, por precaução, os serviços de travessia durante 19 horas, deixando a cidade isolada, sem comunicação com o continente.
Ferreira disse aos membros da frente que é preciso uma intervenção emergencial para solucionar os problemas da travessia, um serviço utilizado diariamente por moradores que precisam se deslocar para o trabalho ou para estudar, bem como por turistas.
O seviço de travessia de balsas é gerenciado pela Dersa. O prefeito de Ilhabela avalia que o órgão não tem demonstrado presteza para dar solução aos problemas locais, já que acumula essa atribuição com a de gerenciamento da rede de rodovias, além de outros serviços. Segundo ele, a privatização da operação de travessia seria uma solução a médio prazo. Defendeu também a tese de que o serviço das balsas deveria ser uma concessão municipal. Aproveitou para cobrar os direitos do município à arrecadação de ISS incidente nas operações das balsas. "Até agora, não rebemos sequer um centavo de imposto", ele disse.
Modelo de concessão
Osvaldo Rosseto, representante do Departamento de Hidrovias da Secretaria dos Transportes, disse que as reivindicações do prefeito de Ilhabela fazem parte do conteúdo do relatório que a frente parlamentar está concluindo sobre o sistema de transporte hidroviário. Rosseto lembrou que a restruturação do órgão gestor e a melhoria do gerenciamento e gestão dos serviços fazem parte do escopo do anteprojeto do Plano Estadual das Hidrovias, em fase de conclusão.
Entretanto, Rosseto reconheceu que a situação dos serviços de travessia é bastante complexa, pois faltam ainda marco regulatório e a definição de um modelo de concessão desses serviços à iniciativa privada. Neste momento, está em vigor um contrato emergencial que estaria longe de atender todas as garantias de execução de um serviço de qualidade.
O deputado João Caramez disse que a Frente Parlamentar das Hidrovias dará total apoio às reivindicações dos representantes de Ilhabela e que o assunto das concessões gerais das travessias por balsas vai integrar o seu relatório preliminar, que deve ser apresentado na próxima reunião.
Caramez propôs também que os operadores da travessia entre São Sebastião e Ilhabela sejam convidados a dar explicações aos membros da frente parlamentar numa reunião extraordinária que deve acontecer na próxima semana. O deputado disse que, se necessário, deve ser proposto à empresa operadora um termo de ajuste de conduta, com a finalidade de garantir transporte seguro e de qualidade para as populações de Ilhabela e São Sebastião, assim como para os turistas que visitam o litoral norte.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações