Ministro do Trabalho participa de lançamento em São Paulo


20/08/2007 17:58

Compartilhar:

Lupi prestigia livro sobre prevenção de acidentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RAFAEL SILVA carlos lupi LANCAMENTO B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento do terceiro volume da obra Boas práticas de segurança, higiene e medicina do trabalho na indústria farmacêutica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RAFAEL SILVA LANCAMENTO  C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O terceiro volume da obra Boas Práticas de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho na Indústria Farmacêutica foi lançado nesta sexta-feira 17/8, pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).

A coletânea foi coordenada pelo vice-presidente executivo da entidade, Lauro Moretto, e aborda a segurança no trabalho na indústria farmacêutica. "Não conheço outro sindicato patronal que tenha feito trabalho semelhante", disse o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que esteve presente à solenidade. Também participou do evento o deputado federal Paulo Pereira (PDT-SP).

A coletânea terá dez volumes e faz parte do programa Gestão de Segurança no Trabalho (GST) do Sindusfarma, iniciado em agosto de 2006 com a edição do primeiro volume. O compromisso da entidade é treinar e desenvolver os profissionais das indústrias farmacêuticas com a premissa de alcançar a redução de acidentes de trabalho dentro do setor industrial. O setor já apresenta um dos menores índices de acidentes de trabalho no Brasil (0,181% no ano de 2005). Ainda em 2007, serão lançados os volumes 4 e 5 da coletânea.

O programa expõe a legislação, facilita a interpretação das normas regulamentares trabalhistas, promove o debate e contribui para o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos profissionais de segurança e saúde no trabalho. Além dos livros, dentro do projeto GST, o Sindusfarma publica um boletim on line, realiza workshops para os colaboradores das indústrias farmacêuticas e disponibiliza aos seus associados um espaço virtual para consultas jurídicas.

"A indústria farmacêutica tem consciência de que suas atividades produtivas devem estar em conformidade com a legislação sanitária e trabalhista vigentes, pois a autorização para atuar no mercado é monitorada e inspecionada constantemente", afirma o vice-presidente Moretto. Para o presidente do Sindusfarma em exercício, Nelson Mussolini, "o sindicato tem obrigações com os trabalhadores da indústria farmacêutica. Este compêndio é resultado do esforço da nossa equipe técnica, que elaborou o material com procedimentos que facilitam o atendimento da legislação, de forma racional e coerente, no sentido de diminuir os acidentes de trabalho no setor".

"O nosso presidente Carlos Lupi vem desenvolvendo um brilhante trabalho, ocupando um dos ministérios mais importantes. A participação dele no evento organizado pelo Sindusfarma demonstra toda a sua sensibilidade e preocupação com os trabalhadores em geral", afirmou o deputado Rafael Silva.

rsilva@al.sp.gov.br

alesp