Audiência pública sobre a RM em Francisco Morato
O deputado estadual Pedro Bigardi, líder do PCdoB na Assembleia Legislativa, garantiu a realização da audiência pública sobre a reorganização da Região Metropolitana de São Paulo em Francisco Morato. As discussões acontecerão na próxima segunda-feira, 2/4, a partir das 18h, no Teatro Laura Bressane, localizado no Centro Social Urbano (CSU), na rua Virgílio Martins de Oliveira, 793.
Além da população moratense, são esperados vereadores e representantes de lideranças comunitárias das cidades de Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha e Mairiporã para discutir o Projeto de Lei Complementar 6, de 2005. No total, 39 municípios seriam atingidos pela reorganização, inclusive Francisco Morato. O prefeito daquela cidade, Zezinho Bressane (PT), também já confirmou participação.
De acordo com Bigardi, há muito tempo não há uma discussão do Estado com a população em relação às mudanças necessárias para a melhoria da qualidade de vida. "Sou engenheiro civil e trabalho com planejamento urbano há 32 anos. Nas últimas três décadas, o planejamento deixou de existir na Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A). Parece que o Estado abdicou de fazer este planejamento", ressaltou o deputado, lembrando que existem hoje três regiões metropolitanas: Campinas, Baixada Santista e a de São Paulo.
O deputado reforçou a necessidade da criação de mecanismos responsáveis por dar sustentação à iniciativa. "Apresentei uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para que as regiões metropolitanas, aglomerados e microrregiões constituídas tenham um plano diretor regional. O objetivo é garantir que haja debates e aplicação do planejamento."OT
pbigardi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações