Ato solene homenageia cônsules em São Paulo


06/08/2003 20:10

Compartilhar:

Deputado Sidney Beraldo e Cesar Aguiar, presidente da Aconbras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Beraldo e Chile2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa de São Paulo realizou nesta quarta-feira, 6/8, ato solene em comemoração ao Dia do Cônsul e, com o apoio da Associação de Cônsules no Brasil (Aconbras), homenageou os diplomatas que estão deixando o país.

Cesar Aguiar, presidente da Aconbras, afirmou que o reconhecimento do papel do cônsul enaltece os representantes das várias nações em São Paulo. "A homenagem demonstra a responsabilidade do cargo." Aguiar lembrou a atuação de cônsules honorários que são nomeados sem ônus para o país representado, uma vez que arcam com as próprias despesas. "O Brasil possui muitos diplomatas nesta condição. E estes desempenham muito bem a atividade de agente facilitador do intercâmbio." O presidente da Aconbras declarou que o Estado de São Paulo é um parceiro importante, com 37% do PIB brasileiro e vasto parque tecnológico.

A deputada Célia Leão (PSDB), presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, disse que a palavra-chave do evento é integração. "É preciso enfatizar a obrigação de promover intercâmbio", afirmou a deputada, que também comentou sobre a trajetória da comissão que ela preside. "A comissão começou timidamente suas atividades e, atualmente, tem um trabalho intenso."

Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa, lembrou que a representação consular em São Paulo é a segunda maior do mundo. "Queremos cada vez mais consolidar a relação com os cônsules e a Assembléia tem incentivado esse processo por meio da Comissão de Assuntos Internacionais."

Beraldo destacou que o Legislativo estará realizando, em breve, o Fórum de Desenvolvimento Sustentável para estimular o crescimento da economia a partir das vocações regionais. "Nesse fórum teremos um departamento que trabalhará a questão do intercâmbio entre países." O presidente espera que isso propicie benefícios para a ciência e a tecnologia em São Paulo, que, segundo ele, já conta com grande responsabilidade na área de pesquisa. "Temos a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) e três universidades públicas trabalhando nesse campo."

Ao encerrar o evento, Beraldo disse que a interação deve se voltar em favor dos povos, da paz, do desenvolvimento e da qualidade de vida.

alesp