Antonio G. Paschoal evoca sensações adormecidas no tempo e na memória

10/12/2007 18:54

Descobrir a natureza como uma doce poesia é o convite que Antonio G. Paschoal nos faz através de suas pinturas. Trata-se na realidade de uma contínua procura de algo que ainda não foi contaminado, de uma contínua tentativa de comunicar aos outros o seu grande amor pela natureza assim como a vê, com seu olhar de artista.

Suas obras são luminosas, de efeitos de luz natural, as formas se destacam do fundo e fazem com que essa perfeita realidade nos faça sentir repousados e surpresos como algo que nos sensibiliza e nos transmita um verdadeiro sentido de paz.

Dotado de uma sensibilidade pictórica intimista, após ter pesquisado cuidadosamente sobre a arte antiga, absorvendo preciosos segredos técnicos e cromáticos, através da pintura, Antonio G. Paschoal concebe a vida de uma maneira límpida, serena, feliz de aceitar a realidade, dela se aproximar e de poder exprimi-la.

Em época em que a arte atravessa momentos de crise podemos dizer que é louvável o esforço desse artista de nos fazer palpitar ao admirar uma beleza natural, cromática e porque não, romântica.

A obra "Paisagem de Penedo", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete através de uma sutil descrição dos elementos, uma evocação e um despertar daquelas sensações que permanecem adormecidas no tempo e na memória.

O Artista

Antonio Garcia Paschoal nasceu em Itapuí, interior do Estado de São Paulo, em 1939. Após iniciar seus estudos na cidade natal, transferiu-se para São Paulo em 1956. Reside atualmente em São Caetano do Sul, onde instalou seu ateliê.

Sua primeira exposição data de 1989 participando do Projeto Arte na Rua, organizado pela prefeitura municipal de São Caetano do Sul onde obteve sua primeira menção honrosa.

Participou ainda, das seguintes exposições: Museu de Arte UniABC (1990); 1º Salão Caixa Econômica Federal, São Caetano do Sul (1991); Espaço Cultural Promenade, SP (1992); 6º Salão de Artes da Praia Grande (1994); 3ª Mostra do Rotary Club de São Caetano do Sul; Espaço Cultural da Universidade Metodista de São Paulo (1996); 4ª Mostra do Rotary Club de S.C.do Sul (1997); 2º Salão de Arte de Itaquaquecetuba; Escola Superior de Administração de Negócios, SP (1999); 15º Salão de Artes Plásticas de Itanhaém; 5ª Mostra do Rotary Club de S.C.do Sul (2000); 5º Salão de Belas Artes, Ateliê Raposeiro; 1º Salão de Pintura Acadêmica, Pinacoteca Gaffrêe Guinle, S.C.do Sul (2001); 1ª Exposição de Arte Beneficente, SP (2002); Sociedade dos Amigos das Artes de São Bernardo do Campo; Nova Era Cultural, Centro Cultural Aricanduva, SP (2003); Salão de Arte4s de Itanhaém; Espaço Cultural do Blue Tree Towers, SP; Pinacoteca de São Caetano do Sul (2004); 18º Salão de Artes da Associação Comercial de Pinheiros, SP; Santos Galeria de Arte, SP (2005).

Recebeu inúmeros prêmios, menções honrosas, medalhas de prata, de ouro e prêmio aquisição e possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.