20 anos da Constituinte Estadual de 1989 - Dois turnos de votações
Em 6 de setembro de 1989 teve início o primeiro turno de discussão e votação do Projeto de Constituição do Estado. (69ª S. O. do Poder Constituinte)
Os artigos propostos foram discutidos e votados um a um. Colocados na Ordem do Dia, os artigos deveriam ser votados naquela sessão, não se admitindo adiamento. Também eram rigorosamente controlados os prazos de discussão.
O primeiro turno prolongou-se por vinte e um dias, até 27 de setembro de 1989. (25ª S. E. do Poder Constituinte)
O Projeto de Constituição, aprovado com alterações em primeiro turno, foi enviado à Comissão de Sistematização, que teve cinco dias para apresentar a nova redação do texto aprovado, com a inclusão das emendas. (Parecer nº 11, de 1989, da Comissão de Sistematização) O parecer foi publicado por cinco dias, após os quais teve início o segundo turno de votação.
Segundo turno
O segundo turno de votações teve início em 30 de setembro. Novamente, todos os artigos foram discutidos e votados, um a um, durante 48 horas de trabalho de deputados, assessores e funcionários, sempre com acompanhamento de grande público nas galerias. A votação terminou em 2 de outubro de 1989. (26ª S. E. do Poder Constituinte).
*Carlos Alberto Ungaretti Dias é historiador, doutor pela USP e diretor da Divisão de Acervo Histórico da Assembleia Legislativa.
Você se lembra de 1989?
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) foi criado em fevereiro de 1989, fruto da fusão de quatro entidades: a Secretaria do Meio Ambiente, a Superintendência da Borracha, a Superintendência da Pesca e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal. Com a Constituição de 1988, o país deu um grande passo para a política ambiental, dedicando um capítulo do texto legal ao meio ambiente, dividindo entre o governo e a sociedade a responsabilidade por sua preservação. Isso acelerou a criação do Ibama. O órgão é responsável pela preservação da fauna e da flora brasileiras, possibilitando ao país o controle e a fiscalização de suas reservas naturais e o desenvolvimento sustentável dos nossos recursos.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações