Comissões debatem papel das universidades, TV Cultura, política de informática e meio ambiente

13/08/2003 21:44

Papel das universidades, TV Cultura, política de informática e meio ambiente são os assuntos em debate<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/justicaA130803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Ricardo Tripoli (à esquerda) preside a Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/justica130803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A exemplo da reunião na Reitoria da Universidade de São Paulo, no dia 6/8, em que foram tratados assuntos como a divulgação das atividades da USP nas áreas de graduação, pós-graduação, cultura e extensão universitária, assim como a apresentação de projetos de ampliação de cursos e de vagas, a Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa pretende discutir o papel da universidade na sociedade paulista, promovendo reunião conjunta com as Comissões de Educação e de Finanças e Orçamento. A atividade está sendo programada para ocorrer no final de setembro ou no começo de outubro.

Outros assuntos foram destaques na reunião da comissão nesta quarta-feira, 13/8. Sob a presidência da deputada Célia Leão (PSDB), foi aprovada proposta dos deputados Vicente Candido e Simão Pedro (ambos do PT) de convite à secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, para que traga informações sobre o trabalho e a parceria do Governo do Estado de São Paulo com a Fundação Padre Anchieta - Rádio e TV Cultura, e a política da secretaria para a fundação. A data marcada foi o próximo dia 10/9.

Software livre

Além do assunto TV Cultura, a presença da secretária na comissão foi aprovada também para discutir a política de informática do governo, com a possibilidade da adoção de software de uso livre nos diversos órgãos da administração estadual e do programa de certificação digital. A essa reunião, que deve ocorrer em 24/9, deverão comparecer também o presidente da Prodesp, o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e representantes da sociedade articulados com o tema.

Preservando a natureza

O meio-ambiente foi o assunto que dominou a reunião desta quarta-feira, 13/8, da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia. Presidida pelo deputado Ricardo Tripoli (PSDB), foram aprovados os pareceres favoráveis a dois projetos de lei em defesa do meio-ambiente: o PL 164/03, de autoria do deputado Donisete Braga (PT), que obriga consulta prévia à CETESB para a aprovação de empreendimentos imobiliários, e o PL 355/03, apresentado pelo deputado Giba Marson (PV), determinando que empresas produtoras de disquetes ou similares para uso em computadores criem e mantenham programas de recolhimento, reciclagem ou destruição do produto, sem causar poluição ou dano à natureza.