Victor Arruda: primeiros passos na vida política


15/08/2003 19:36

Compartilhar:

Estudante Victor Arruda Pereira de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Victor150803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Logomarca do Parlamento Jovem paulista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/LOGOMARCA parlamento.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Cursando o 1.º ano do ensino médio e decidido a seguir na vida acadêmica - direito ou administração pública, Victor Arruda Pereira de Oliveira, 16 anos, tem nítida vocação para a política e é um dos aspirantes a uma cadeira como deputado jovem na 5.ª edição do Parlamento Jovem.

Victor foi um dos integrantes do Parlamento Jovem de 2002 e autor de projeto sobre Programas de Solidariedade Estudantil.

Entusiasmado e muito interessado nas questões políticas nacionais, elegeu-se neste ano presidente do grêmio estudantil "Centro Portinari", do Colégio Visconde de Porto Seguro. Sua campanha política teve como carro-chefe a integração dos currículos escolares do Colégio Porto. Atualmente, são três currículos distintos, o que, segundo ele, coloca os alunos bolsistas (cerca de 400 moradores da favela Paraisópolis) em desigualdade de condições com os demais. A diretoria do grêmio organiza a realização de seminários sobre diversos temas e competições esportivas, além de atividades de lazer para os alunos.

Respeito às divergências

Filho de um empresário e de uma procuradora do Estado, Victor atribui seu interesse por política, principalmente, à dinâmica familiar, onde é comum a reunião entre pais e filhos para se discutir temas da atualidade e problemas sociais, além de política, obviamente.

Nesses encontros, conta Victor, as opiniões divergentes são respeitadas e discutidas entre a família, o que "até enriquece o convívio entre nós", disse.

A leitura também é um hábito que Victor cultiva desde pequeno. Lê jornais diariamente e, só neste ano, já leu 5 livros, entre eles, "Carandiru", de Dráusio Varela, "A greve", de Jack London, e "Lula - a opção mais que o voto", de Cândido Mendes. Comenta aspectos diversos e tem uma visão crítica sobre todas as obras.

Vê a política com bons olhos porque acredita no ser humano. Para Victor, os homens públicos têm o objetivo principal do bem comum e buscam caminhos diferentes para atingi-lo. Por isso é que defende a liberdade de expressão e a reunião de idéias para o avanço da democracia.

Poder de negociação

Como todo bom articulador, Victor é a favor da negociação. Para ele, os movimentos de protesto são importantes, mas condena os radicalismos, que considera prejudiciais para o alcance de bons resultados nas questões polêmicas. Ele ilustra seu ponto de vista com uma conquista obtida pelos alunos de sua escola. A cantina - terceirizada - oferecia alimentos a preços, segundo ele, muito caros. Os alunos são impedidos de sair da escola e não têm outra opção de consumo a não ser a o dos lanches da cantina. Anteriormente, movimentos de alunos utilizaram o boicote à cantina como forma de pressão, o que não surtiu efeito.

Depois de assumir a presidência do grêmio estudantil, Victor iniciou um processo de negociação entre os alunos e os proprietários da cantina. Não deu outra, os preços caíram e a diretoria do grêmio ganhou prestígio.

Política - assunto para ser discutido

Ao contrário do que muitos pensam, Victor não acha que política seja assunto que não mereça ser discutido. É com esse argumento que ele vem incentivando os alunos de seu colégio a apresentar projetos para concorrer ao Parlamento Jovem 2003. Ele defende um modelo político que proporcione oportunidade de educação para todos. "Somente com uma formação adequada e com a posse da informação, teremos jovens capazes de contribuir para a construção de um país melhor", finaliza.

Participe:

A 5.ª edição do Parlamento Jovem Paulista acontece na Assembléia Legislativa no dia 14 de novembro de 2003. As inscrições estão abertas até 29 de setembro próximo. Mais informações no site da Assembléia: www.al.sp.gov.br, no ícone Parlamento Jovem.

alesp