Audiência pública vai discutir irregularidades no Hospital de Cotia

07/03/2006 20:08

A Comissão de Saúde e Higiene aprovou na reunião desta terça-feira, 7/3, sob a presidência do deputado Waldir Agnello (PTB), a realização de audiência pública para discutir irregularidades no Hospital de Cotia, apuradas pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) constituída pela Câmara dos Vereadores do município.

A CEI constatou que durante o período de intervenção municipal no hospital houve problemas na aplicação de recursos financeiros repassados pelo município, Estado e União. As irregularidades na execução do contrato de prestação de serviços assinado pela prefeitura, Universidade Federal de São Paulo e Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina teria tido a anuência do hospital.

O relatório indica irregularidades referentes ao número de diretores, à folha de pagamento de pessoal, à terceirização de serviços, à relação de fornecedores, a convênios com empresas de saúde, com destaque para a suspeita de que empresas tenham sido criadas exclusivamente para atender o hospital (Cotia Saúde) e dos excessivos gastos com publicidade. Sem contar que a fonte de maior lucro para a instituição, os laboratórios, foram todos terceirizados.

A comissão também decidiu que serão encaminhados ofícios sobre o assunto à Procuradoria Geral de Justiça, ao promotor responsável pelo caso, entre outros órgãos.

Outros temas e projetos foram discutidos pela comissão. Destaque para a aprovação do PL 675/05, do deputado Carlos Neder (PT), que institui a Semana Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno.