Segurança Pública convoca secretário para esclarecer denúncia dos BOs


06/08/2003 20:37

Compartilhar:

Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa convoca secretário para esclarecer denúncia dos BOs <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/COMSEG06AGO03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A denúncia, veiculada no Diário de S. Paulo de 6/8, de subnotificação de estatísticas da violência em São Paulo, por omissão de dados dos boletins de ocorrência registrados pela internet, dominou os debates na reunião desta quarta-feira, 6/8, da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa. Com o voto de minerva do presidente da comissão, deputado Romeu Tuma (PPS), foi aprovado requerimento, de autoria do deputado Vanderlei Siraque (PT), convocando o secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Saulo Castro Abreu Filho, para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e autor da denúncia, Paulo Siquetto, também será convidado a comparecer perante a comissão. A data em que ele e o secretário da Segurança Pública serão ouvidos ainda será definida.

"O papel da comissão é apurar a verdade", afirmou Siraque. Para o deputado, o problema está nas estatísticas, que não refletem a realidade, pois os dados de ocorrências policiais da Secretaria de Segurança Pública não coincidem com dados de outras fontes, como da Fundação Seade, por exemplo.

Segundo Tuma, a matéria é polêmica, pois há também o problema de registro da ocorrência ser acertadamente caracterizado, e a correção de registros é prática administrativa corriqueira para fazer constar os termos técnicos corretos. Sobre métodos, Siraque lembrou, ainda, que a mudança de metodologia no lançamento das ocorrências acabou por distorcer os dados.

Por unanimidade, foi aprovado na reunião, ainda, o parecer favorável ao Projeto de Lei 94/2002, de autoria do deputado Rodrigo Garcia (PFL), que institui em São Paulo cadastro de estabelecimentos que comercializam autopeças usadas, recondicionadas ou remanufaturadas.

Estiveram presentes à reunião os deputados Hamilton Pereira (PT), Rosmary Corrêa (PSDB), Ubiratan Guimarães (PTB), Afanasio Jazadji (PFL) e Conte Lopes (PP).

alesp