Entrega da obra de rebaixamento da calha do Tietê


20/03/2006 15:24

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Governador Geraldo Alckmin e deputado João Caramez acompanham a inauguração da nova calha do rio Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/caramez fatec calha tiete.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) acompanhou domingo, 19/3, a inauguração da nova calha do rio Tietê, ocasião em que o governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra foram saudados por centenas de pessoas presentes na solenidade, realizada próximo ao Cebolão, às margens do rio.

A ampliação da calha teve inicio em 2002. O projeto tinha como propósito inicial acabar com as enchentes. "Aos poucos, foi surgindo a necessidade de ampliar a obra e acabar de vez com a poluição do Tietê. O governo buscou parceiros e colocou em prática o maior projeto ambiental da história da cidade de São Paulo. Para isto contou com a parceria do Japan Bank for International, que destinou recursos da ordem de 21,320 bilhões de ienes japoneses para o Projeto de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana", disse o deputado João Caramez.

O governador Alckmin aproveitou a solenidade para assinar convênios entre a Secretaria dos Recursos Hídricos, DAEE, Cesp, Cetesb, Sabesp, Ceeteps e Banco Nossa Caixa, para o paisagismo da calha do Tietê da Fase 2. Autorizou, ainda, a Secretaria de Energia a determinar estudos para que, através da Parceria Público Privada (PPP), possam ser feitos investimentos e a manutenção das obras da calha do Tietê das fases 1 e 2, incluindo serviços de manutenção do paisagismo, talude, monitoramento da quantidade das águas dos afluentes, manutenção das barragens, entre outros.

"Vamos buscar parceiros para deixar o rio ainda mais bonito. Esse é um trabalho permanente. Aqui tem que ter limpeza igual à do Metrô", destacou o governador.

Tornar o rio Tietê navegável é um dos projetos do deputado João Caramez, que através da Assembléia Legislativa apresentou estudos ao governo para viabilizar a navegação no rio. Por diversas vezes, o deputado debateu o assunto e navegou pelo Tietê para ter a certeza da possibilidade do investimento proposto para a cidade de São Paulo.

O rebaixamento da calha do Tietê é a maior obra de drenagem urbana do país. Aprofundou em 2,5 metros, em média, a calha do rio, alargando sua base de 20 para até 46 metros. Essa iniciativa movimentou investimentos de mais de R$ 1 bilhão e produziu o maior canteiro de obras a céu aberto do Brasil, por onde passaram mais de 200 máquinas e 4 mil trabalhadores. Além da retirada de uma média de 12 toneladas de lixo e sedimentos por dia. A iniciativa do Governo do Estado para combater as inundações produziu uma nova paisagem para São Paulo: as marginais estão cercadas pelo mais longo jardim do País, com 24,5 quilômetros de extensão de cada lado do rio. "Nele estão sendo plantadas cerca de 4 milhões de mudas, incluindo árvores de até 30 metros, rodeadas por uma forração de vedélias", informou Alckmin.

Para comemorar a entrega da segunda fase da obra, o governador e uma grande comitiva de autoridades e convidados navegou no trecho da ponte das Bandeiras até o Cebolão, local onde foi montado um espaço para a população conhecer através de fotos toda a história do rio Tietê.

O deputado João Caramez recebeu elogios do governador pela indicação que torna o rio navegável. Alckmin chamou Caramez de "o homem da hidrovia", em reconhecimento ao seu empenho pela melhoria da qualidade de vida da população de São Paulo.

jcaramez@al.sp.gov.br

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