Líder do cooperativismo é homenageado na Assembléia

Leopoldo Pinto Uchôa foi diretor presidente da Coopercitrus, Credicitrus e Cooperfértil
08/08/2008 17:23

Compartilhar:

Assinatura do Projeto de Lei<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/assina proj Lei MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/assina proj Lei GERAL MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, participou, nesta sexta-feira, 8/8, da cerimônia de assinatura da lei, de autoria do deputado Samuel Moreira (PSDB), que denomina Leopoldo Pinto Uchôa o viaduto localizado no entroncamento das rodovias Comendador Pedro Monteleone (SP-351) e Armando de Salles Oliveira (SP-322), em Bebedouro.

Com a presença das filhas do homenageado, Maria Paula de Souza Lima Uchôa Abel e Maria Cristina Uchôa de Souza Queiroz, e seu genro, Rodrigo de Souza Queiroz, a solenidade foi marcada por forte emoção em decorrência do recente falecimento do homenageado, em abril deste ano.

Leopoldo Pinto Uchôa foi diretor presidente da Coopercitrus, Credicitrus e Cooperfértil e um incentivador do associativismo como instrumento de defesa dos setores menos favorecidos. Nasceu em 14 de maio de 1930, na Fazenda Viradouro. A paixão pela doutrina cooperativista surgiu em 1966, quando ingressou na Cooperativa Agropecuária da Zona de Bebedouro (Capezobe) como cooperado. A partir de então, assumiu os princípios do cooperativismo como um ideal de vida.

Foi funcionário do Banco do Brasil, onde acabou por assumir o cargo de chefe da carteira agrícola. Em Bebedouro, município em que residia, era considerado um ícone do cooperativismo brasileiro. Junto com Walter Porto, foi um dos responsáveis pela implantação da Credicitrus, no início da década de 80.

A cerimônia de assinatura, que prestou uma homenagem ao líder cooperativista, foi um apelo do presidente Vaz de Lima, que, tendo vivido o início de sua carreira em Bebedouro, testemunhou o crescimento da cidade, a importância da Coopercitrus e, particularmente, a singular presença de Leopoldo Pinto Uchôa para o desenvolvimento da região.

alesp