Liberação de verbas beneficia entidades e prefeituras do Vale

06/12/2007 13:49

O deputado Marco Bertaiolli (DEM) entregou nesta terça-feira (03/12) os dois primeiros lotes das verbas estaduais liberadas pelo governador José Serra e que beneficiará entidades assistenciais e prefeituras do Vale do Paraíba. A primeira solenidade aconteceu às 10 horas, em São José dos Campos, e a beneficiada é o Banco de Olhos Pró-Visão, que utilizará os R$ 100 mil doados para compra de equipamentos em geral. A segunda foi em Tremembé, às 14h30. No município, o recurso de R$ 30 mil será destinado para o Hospital Bom Jesus " Santa Casa para a compra de mobiliário e camas hospitalares. Ao todo, através da intermediação do parlamentar junto ao Governo do Estado, serão liberados cerca de 1 milhão. Os projetos já foram apresentados pelas instituições e o processo agora está na fase de formatação para assinatura dos convênios.

"O objetivo é proporcionar maior aporte financeiro para entidades e instituições que fazem trabalho assistencial fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população", destaca o deputado, salientando que todos os projetos foram apresentados conforme as necessidades das próprias entidades. Além disso, o dinheiro terá de ser obrigatoriamente utilizado para o fim pré-estabelecido, não podendo de forma alguma ser remanejado. "Quando um processo é apresentado, o governo faz todo um trabalho de investigação para analisar a idoneidade da instituição, que tem ainda de estar com toda a documentação em dia. Depois da liberação do dinheiro, representantes das secretarias responsáveis pela autorização da verba, voltam para comprovar a utilização. Isso mostra a seriedade e a transparência do governo do Estado ao lidar com o dinheiro público".

Ainda segundo o deputado, os dois convênios assinados nesta terça-feira (03/12) fazem parte de um lote de verbas liberadas. Conforme Bertaiolli, até o final do ano, outros processos estarão sendo assinados. "Depois da assinatura, o dinheiro entra na conta da instituição em no máximo 15 dias". Além de São José dos Campos e Tremembé, também serão beneficiados os municípios de Cunha, Potim, Taubaté, Caraguatatuba, Cunha, Igaratá e São Bento do Sapucaí.

mbertaiolli@al.sp.gov.br