A visão artística feminina projetada na escultura (II)

Museu da Escultura ao Ar Livre
09/03/2006 16:06

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Cândida Botelho: "Concreto Amoroso" Clique para ver a imagem "> Odette Eid: "Mulher Que Carrega o Mundo"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Odette mulher carrega 0mundo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Guita Lerner: "Introspecção"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Guita Lerner93.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cristina Carneiro: "Devaneando"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Devaneando Cristina Carneiro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Denise Barros: "Menina moça" <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Denise Barros Menina Moca.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher é uma excelente oportunidade para apresentar também as obras de algumas artistas contemporâneas brasileiras cujos trabalhos são o resultado da visão artística feminina junto à realidade da arte.

A esse propósito, curiosa é a indagação, que merece ser refletida, do escritor Tadeu Chiarelli: "Entendendo a arte como uma forma de réplica do sujeito à realidade que o cerca " réplica esta capaz de transformar a realidade que a motivou ", seria possível concluir que existiria uma arte de natureza feminina, assim como uma arte de natureza masculina?".

Vale salientar que a partir de meados do século XX grande número de artistas mulheres trouxe para o âmbito das artes visuais "produções que, decididamente, pareciam não ser frutos de experiências masculinas".

Odette Eid: "Mulher Que Carrega o Mundo"- Trata-se de uma significativa homenagem da artista à mulher-mãe: camponesa, operária, empresária, artista, parlamentar e chefe de Estado, cuja atuante presença nos diversos campos socioculturais é demonstração de sua real importância no mundo de hoje.

Cristina Carneiro: "Devaneando" - Se constitui numa obra repleta de emoção, mas que deixa descobrir, sem dúvida, a unidade de seu pensamento através da fidelidade a algumas teses e ao prosseguimento de uma pesquisa que deve continuar obstinada, quase metódica.

Cândida Botelho: "Concreto Amoroso" - O sonho, o encantamento, o mistério, o drama, o anedótico, aparecem equilibrados nas suas esculturas figurativas onde proporção e forma evidenciam a qualidade.

Guita Lerner: "Introspecção" - Sua obra é a demonstração do que a tradição pode realizar com um só tema e um talento pessoal capaz de acrescentar a todo o charme da mulher moderna um ar pompeiano.

Denise Barros: "Menina moça" - Verifica-se que o humano não nasce na artista externando e ilustrando uma forma figurativa, nasce sim como processo interior que cava na própria forma uma presença humana.

alesp