Médica diz que precisamos investir na "gravidez da esperança e do afeto"


29/03/2006 16:42

Compartilhar:

Albertina Duarte, Arnaldo Jardim e Jacy Mennucci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JARDIM GRAVIDEZ.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Formada há 34 anos pela PUC/SP, com mestrado e doutorado pela USP, ginecologista e especialista em saúde reprodutiva, Albertina Duarte tornou-se uma das principais vozes na luta das mulheres por seus direitos. Na segunda-feira, dia 27/3, a médica, que é coordenadora do Programa de Adolescentes da Secretaria de Estado da Saúde, fez uma palestra sob a coordenação do deputado Arnaldo Jardim (PPS).

Assistentes sociais, engenheiros, administradores, líderes sociais e cooperativistas estiveram no plenário José Bonifácio, da Assembléia Legislativa, para ouvir o relato de Albertina sobre os desafios de entender o que acontece na cabeça dos adolescentes. "O adolescente é um ser apaixonado, que precisa ser compreendido em todos os seus aspectos, desde a insegurança até a necessidade de independência emocional e financeira", comentou.

Pesquisadora da Organização Mundial da Saúde desde 1986, a doutora falou sobre dois problemas que afligem os nossos jovens: o envolvimento com as drogas e a gravidez na adolescência. "A maioria das jovens que engravidam precocemente acaba enfrentando o desafio de criarem sozinhas uma criança, pois são abandonadas pelos parceiros. Além disso, boa parte delas acaba engravidando novamente, em pouco tempo, o que dificulta muito a sua reinserção no mercado de trabalho e nos estudos", complementou Albertina. "No caso das drogas, a necessidade de reafirmação dos jovens aliada à falta de perspectivas fazem com que muitos jovens entrem neste caminho sem volta".

Além disso, a médica fez um breve relato sobre a experiência como coordenadora do Programa Saúde do Adolescente, além de destacar o empenho do deputado Arnaldo Jardim em aprovar o projeto de lei que trata deste tema. "Queremos ampliar o Programa Saúde do Adolescente, promovendo a gravidez da esperança e do afeto, ou seja, acolher esses jovens por meio de um trabalho multidisciplinar, envolvendo áreas como medicina, assistência social, odontológica e psicologia", destacou. "Poucos políticos são capazes de acreditar em um sonho e concretizá-los; o deputado Arnaldo Jardim fez isso na aprovação do Programa Saúde do Adolescente."

No final da palestra, o deputado Arnaldo Jardim acolheu uma proposta de Albertina, que é incluir no Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) indicadores sobre a adolescência, no sentido de direcionar políticas públicas para este segmento. "Podemos incluir nos indicadores do IPRS questões como gravidez na adolescência e a questão das drogas, para que possamos contar com informações fundamentais para nortear políticas públicas em cada um dos municípios, identificando suas necessidades e promovendo um atendimento diferenciado para os nossos jovens", conclui o deputado.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp