Tribunal de Contas do Município de São Paulo fiscaliza aplicação do quarto maior orçamento do país
Na manhã desta segunda-feira, 21/1, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, participou da cerimônia de posse, para o exercício de 2008, dos cargos de presidente, vice-presidente, e corregedor do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), respectivamente, conselheiros Edson Simões, Roberto Braguim e Eurípedes Sales.
Conforme lembraram os integrantes daquela entidade em seus discursos, a sociedade paga impostos e esse dinheiro destina-se a custear os serviços e a administração pública, que recebe do povo um mandato para realizar atividades que atendam às demandas sociais. Uma das obrigações desse agente público é a de se pautar pelos princípios constitucionais que regem a administração pública, quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, probidade, economicidade, legitimidade, motivação, além de razoabilidade e proporcionalidade. Assim, o mandatário, ou seja, o governo eleito, deve prestar contas a seu mandante, que é o povo, pois este tem o direito de saber se o dinheiro público foi gasto com respeito à lei, à moralidade e à economicidade e se foram alcançadas as metas pretendidas.
Obedecendo aos princípios da soberania do povo e das leis, a administração pública passa por um controle externo, exercido pelo Poder Legislativo, com o auxílio do Tribunal de Contas e com o objetivo de verificar se os preceitos impostos pelo ordenamento jurídico estão sendo cumpridos.
A escolha dos conselheiros é prevista na Constituição Federal para todos os Tribunais de Contas do país. Os nomes são submetidos à aprovação do Legislativo, depois de indicados, parte pelo próprio Legislativo e parte pelo Executivo, dentre brasileiros que preencham os seguintes requisitos: ter mais de 35 e menos de 65 anos, idoneidade moral e reputação ilibada, notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública, mais de dez anos de exercício de função ou de formação profissional que exija os conhecimentos necessários ao cargo. O corpo técnico é formado por advogados, engenheiros, economistas, contadores, administradores de empresa e analistas de sistema que contam com equipes de apoio administrativo.
Ressaltando a responsabilidade do TCMSP no exercício das funções, Edson Simões destacou que a arrecadação do município representa 12,3% do produto interno bruto nacional, fica à frente de países como o Kuwait e o Egito, e é o quarto maior no Brasil, atrás apenas da União e dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Assegurar a saúde e o equilíbrio financeiro de tal importância requer que haja adequada e responsável administração e estes são os princípios que pautam o trabalho do TCM, conforme destacou seu novo presidente, ao afirmar que a principal preocupação do órgão é garantir a legalidade para que o Executivo paulistano gerencie o orçamento municipal para o bem do cidadão.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações