Serenidade e solidão na simplicidade figurativa das paisagens de Doris Kyburz
Sob uma aparente facilidade, resultante da utilização de raros dons e do conhecimento experimentado de um sólido métier, a primeira qualidade de Doris Kyburz é sua profunda humildade frente à perfeita beleza da luz. Na simplicidade figurativa de sua pintura, os seres e as coisas se revestem de uma dupla tendência: serenidade e solidão.
A estrutura de sua composição é perfeitamente equilibrada. Em suas paisagens e em suas naturezas-mortas, a artista se caracteriza por um colorido claro e delicado, uma profundidade espacial, uma luminosidade surpreendente.
Seu ambiente de predileção é aquele das brumas matinais suspensas entre o céu e a terra; dos contrastes atmosféricos sobre planícies e vales de nosso interior; dos efeitos solares sobre a camada azulada de um lago ou do mar; e dos crepúsculos misteriosos inflamando as nuvens de tintas visionárias.
A visão de Doris Kyburz é a de um sacerdote, de um ser humano de fé. Abre uma grande janela sobre a beleza que se enquadra inteiramente. Nada de metáforas esotéricas ou pretensiosas. A recusa de uma especulação plástica, substituída por um panteísmo discreto, dá a sua obra uma grande estabilidade expressiva, que descobrimos com alegria, amor e serenidade.
A obra Como é Verde o Meu Vale, doada pela pintora ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, constitui uma evocação lírica de um paraíso quase perdido e posteriormente reencontrado, misto de reminiscências e de redescobertas do espetáculo presente na sua elementar beleza, exaltada pela arte.
A artista
Doris Kyburz nasceu em Basiléia, Suíça, em 1932. Transferiu-se com a família para o Brasil em 1942, onde realizou seus estudos secundários. Para dar continuidade a seus estudos, na década de 1950 voltou para a Suíça, e lá se formou na Escola de Belas-Artes de Zurique. Ao regressar ao Brasil, seguiu cursos de gravura com Aldemir Martins e de pintura com Yolanda Mohaly.
Participou de diversas exposições coletivas e individuais, entre as quais destacam-se: Museu de Arte de São Paulo; Espaço Cultural Chap Chap, São Paulo; Art Show, na Chapel School, São Paulo; Galeria de Arte em Aarau e em Davos, Suíça.
Em 1978, recebeu menção honrosa no Salão Pró-Arte e foi selecionada em 1985 para a mostra "Artistas Suíços no Brasil", realizada no Masp. Em 1979 deixou São Paulo para morar com a família na Fazenda Santo Antônio, em Itaí, SP, onde vive na mais perfeita harmonia com sua obra.
Paralelamente a seus quadros, tem se dedicado à ilustração de livros de contos e de poesias. Possui obras em importantes coleções particulares no Brasil, Suíça, Alemanha, França e Estados Unidos, bem como no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações