Frente Parlamentar da Água reúne representantes da Sabesp e de entidades
DA REDAÇÃO
A Frente Parlamentar pela Defesa da Água, composta por 24 deputados de sete partidos e coordenada pelo deputado Sebastião Almeida (PT), promoveu nesta quinta-feira, 27/5, uma reunião em que os diretores técnicos da Sabesp apresentaram o Plano Diretor de Abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, para uma platéia composta por representantes de oito entidades ligadas à questão da água.
O engenheiro João Francisco Soares, da Sabesp, salientou que a situação do abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) é preocupante, uma vez que ela concentra 10% da população brasileira e ocupa apenas 0,1% do território nacional. O principal motivo de preocupação diz respeito ao crescimento populacional na chamada cidade informal, aquela que não conta com a infra-estrutura adequada de abastecimento. A gravidade da situação é tal que a RMSP tem disponibilidade hídrica menor do que a do Piauí.
Otimização
Atualmente, a região é abastecida pela Bacia do Alto Tietê, composta pelos sistemas Guarapiranga, Billings e Cantareira, cuja água vem desde o sul de Minas Gerais. O novo plano diretor abrange mananciais, produção e adução, com vistas a otimizar o uso das estruturas existentes e dos investimentos necessários. Tem como premissa básica a manutenção integral dos mananciais atuais e considera a gestão de demanda como fator importante.
Os representantes das entidades - Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto de engenharia, Instituto Socioambiental (ISA), Movimento Grito das Águas, Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto e Meio Ambiente do Estado (Sintaema), Comitê de Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e a Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - fizeram comentários sobre a apresentação da Sabesp e propuseram algumas alternativas, como a utilização do manancial subterrâneo, ações conjuntas no sentido de se reverter o crescimento periférico, por meio da revitalização das áreas centrais, e a participação dos municípios na elaboração do plano.
O deputado Ênnio Tatto (PT) criticou o fato de dois projetos de lei - um que trata especificamente da Guarapiranga e outro que versa sobre a cobrança pelo uso da água, ambos de autoria do governo - estarem emperrados na Assembléia. Segundo ele, a aprovação dos projetos seria um passo importante para a resolução do problema do abastecimento da água.
O deputado Mário Reali (PT) também cobrou a aprovação dos projetos e enfatizou a importância da revitalização das áreas centrais como forma de barrar a expansão populacional nas áreas periféricas, revertendo este processo.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações