Comunidade lusa comemora o Dia de Portugal e de Camões na Assembléia
Os laços que unem portugueses e brasileiros foram reforçados em palavras e ações nesta sexta-feira, 13/6, por iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB), que abriu a sessão chamando para a Mesa de Trabalhos o presidente do Conselho da Comunidade Luso-brasileira, Antônio de Almeida e Silva, do deputado federal Arnaldo Madeira, do presidente da Casa de Portugal, Júlio Rodrigues Machado, e do pianista e professor titular da USP, José Eduardo Martins.
Capez falou da importância de Camões na literatura mundial, comparando-o a escritores como Dante, Cervantes e Shakespeare, e também do Camões cronista da epopéia do povo português, a partir do Infante D. Henrique, iluminando gerações e gerações de portugueses que descendem dos homens rudes e corajosos que se lançaram ao mar buscando outras terras.
Em seguida, o presidente do conselho da comunidade luso-brasileira, Antônio de Almeida e Silva, falou da satisfação de receber essa homenagem na Assembléia, casa que sempre acolhe bem os portugueses, e agradeceu a todos os deputados e, em especial, a Capez, pelo carinho que têm demonstrado. Almeida e Silva falou ainda da importante figura de Camões a unir, com seus versos, todas as comunidades luso-brasileiras espalhadas pelo mundo. "A importância de Camões é tão grande que o 10 de junho, dia da morte de Camões, foi adotada como Dia de Portugal", declarou Almeida e Silva.
O evento ainda teve a apresentação do pianista José Eduardo Martins, do grupo folclórico da Casa de Portugal, dos grupos folclóricos Aldeias de Portugal, Casa dos Açores, Pedro Homem de Mello, Veteranos de São Paulo e Lusíadas.
Após a solenidade, o deputado convidou os presentes para um coquetel realizado no Hall Monumental.
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações