Sessão solene comemora 175 anos da Polícia Militar de São Paulo

Comandante geral da Polícia Militar diz que a corporação completa 175 anos de forma rejuvenescida
04/12/2006 18:19

Compartilhar:

Clóvis Tarcisio Prada, governador do Rotary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol175anosPolMilitar-Mauri-Clovis Tarcisio Prada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Conte Lopes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol175anosPolMilitar-Mauri-Dep estadual Conte Lopes0001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Ferrarini e Conte Lopes recebem prêmio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol175anosPolMilitar-Mauri0260.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene para comemorar os 175 anos da Polícia Militar de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol175anosPolMilitar-Mauri-0081.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol175anosPolMilitar-Mauri-Cel PM Elizeu Eclair Teixeira Borges.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel da reserva da Polícia Militar, deputado Edson Ferrarini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol175anosPolMilitar-Mauri-Dep Edson Ferrarini0003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira, 4/12, na Assembléia Legislativa, a Polícia Militar de São Paulo foi homenageada pela passagem dos seus 175 anos de fundação. Sob a presidência do deputado Edson Ferrarini (PTB), a solenidade contou com a participação de cerca de 300 policiais militares, que lotaram o plenário Juscelino Kubitschek.

Coronel da reserva da Polícia Militar, Edson Ferrarini disse que os quase 100 mil homens e mulheres pertencentes à corporação "fazem dessa organização policial militar a mais competente do Brasil, comparável às melhores do mundo". Ele afirmou também que "a PM não se acovardou diante do crime organizado", que promoveu atentados contra homens e quartéis neste ano.

O parlamentar lembrou também que a polícia recebe cerca de 150 mil telefonemas por dia, sendo que a maioria deles é para solicitação de atendimento na área social, como transporte de acidentados e de parturientes.

"Na hora do perigo, o cidadão pensa em Deus e chama a polícia. Mas, passado o perigo, ele esquece de Deus e xinga a polícia", afirmou o deputado Conte Lopes (PTB). Também oriundo da corporação, o parlamentar afirmou que é necessário conceder mais "apoio" e "melhores salários" aos policiais militares.

O coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges, comandante geral da Polícia Militar, agradeceu a homenagem e ressaltou o fato de o Parlamento estadual representar os cerca de 40 milhões de pessoas que vivem no Estado. Eclair também agradeceu o apoio que recebeu dos deputados Ferrarini e Conte Lopes nos projetos sobre a Polícia Militar que tramitaram nesta legislatura. Os parlamentares foram condecorados com a medalha do sesquicentenário da Polícia Militar. O coronel disse, ainda, que a corporação completa 175 anos de forma "rejuvenescida, fazendo as mudanças que precisam ser feitas".

Durante a solenidade, o governador do Rotary Clóvis Tarcisio Prada, homenageou a Polícia Militar pelos serviços prestados à população. Houve também a entrega, pelo comandante-geral e deputados, de láurea de mérito pessoal de 1º grau a oito policiais militares.

Antes de encerrar a reunião, Ferrarini lembrou que a finalidade da solenidade é homenagear "o patrulheiro, coração da corporação, o homem que faz a PM viver". A banda da Polícia Militar encerrou a cerimônia entoando o hino da instituição.

alesp